A constituição da memória do professor de línguas: imagens de ensino-aprendizagem que ecoam em seu discurso e sua prática

Autores

  • Eliane Righi de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1301

Palavras-chave:

Memória. Narrativas de si. Professor de língua em formação.

Resumo

Neste estudo, propomos relacionar a constituição da memória dos professores em formação de língua inglesa à sua narrativa, a qual revela certos modos de subjetivação. Através da produção de narrativas de si, as quais são constituídas de fragmentos de memória que se organizam, no dizer, com uma aparente lógica, o “eu-professor” busca um autorização para ocupar um lugar no mundo social. As representações, portanto, que o sujeito constrói de si e do mundo estão articuladas aos processos constitutivos da memória e às formações do inconsciente. Analisando a materialidade linguística colhida em entrevistas abertas com professores de inglês em formação, procuraremos identificar e discutir alguns desses processos que emergem na narrativa do professor, realizando gestos de interpretação, amparados em algumas noções da psicanálise e da visada discursiva. Podemos concluir que a memória é um processo em construção, o qual cria novas relações significantes a cada acesso, e que, particularmente no estudo das subjetividades do professor em formação, a narrativa produzida revela representações de língua e de ensino-aprendizagem que afetam o sujeito em seu modo de ser professor e de se relacionar com a língua inglesa.

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Publicado

2010-07-18

Como Citar

Andrade, E. R. de. (2010). A constituição da memória do professor de línguas: imagens de ensino-aprendizagem que ecoam em seu discurso e sua prática. Signo, 35(59), 354-368. https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1301