Conexão por similaridade e conexão por contiguidade: a organização dos motivos argumentativos do texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13169

Palavras-chave:

Motivo argumentativo. Conexão por similaridade. Conexão por contiguidade.

Resumo

Este artigo toma como ponto de partida o estudo realizado por Graeff (2012), no qual a autora percebe a ocorrência de dois processos que conectam enunciados em textos: o processo de similaridade e o processo de contiguidade. A partir disso, e com base no suporte teórico da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), este estudo busca verificar como os motivos argumentativos – julgamentos argumentativos completos que exprimem um aspecto argumentativo e evocam encadeamentos (CAREL, 2012) – se organizam no texto, bem como de que modo as conexões – por contiguidade e por similaridade – estabelecidas entre os enunciados permitem explicitar o sentido global. O corpus da pesquisa consiste em uma crônica publicada no jornal Zero Hora. A metodologia de análise inclui (a) a divisão dos textos em trechos que exprimem motivos argumentativos; (b) a evocação de encadeamentos argumentativos tanto normativos, expressos em DC (portanto), como transgressivos, expressos em PT (no entanto); (c) a associação a cada um dos encadeamentos evocados do aspecto argumentativo do bloco semântico que expressam; (d) a identificação do tipo de conexão estabelecida entre os enunciados (por contiguidade ou por similaridade); e, por fim, (e) a explicitação do sentido global do texto. Verifica-se, nas análises, não só ocorrências de conexões por contiguidade e por similaridade entre enunciados de um mesmo trecho, mas também entre trechos diferentes. Destaca-se, assim, a possibilidade de explicitar, a partir da perspectiva da Semântica Argumentativa, a progressão temática do texto com vista ao sentido global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Luzia Covatti Malcorra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CNPq. Mestre em Letras pela PUCRS. Licenciada em Letras com habilitação Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Referências

CAREL, Marion. Introduction. In: CAREL, Marion (Org.). Argumentation et polyphonie: de Saint Augustin à Robbe-Grillet. Paris: LʼHarmattan, 2012, p. 7-58.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DUCROT, Oswald. La sémantique argumentative peut-elle se réclamer de Saussure? In: SAUSSURE, Louis de. Nouveaux regards sur Saussure: mélanges

offerts à René Amacker. Genève: Droz, 2006, p. 153-170.

GLEDSON, John. Introdução. Tradução de Lourdes Dias. In: ASSIS, Machado. Bons dias! Edição, introdução e notas de John Gledson. São Paulo: Editora HUCITEC, 1990.

GRAEFF, Telisa Furlanetto. A conexão entre os enunciados no texto com base na semântica argumentativa. Desenredo, Passo Fundo, v. 8, n. 2, p. 197-208, jul./dez, 2012.

JAKOBSON, Roman. Essais de linguistique générale 1. Les fondations du langage. Paris: Minuit, 2003.

LOPEZ, Telê Porto Ancora. A crônica de Mário de Andrade: impressões que historiam. In: CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992, p. 165-188.

MALCORRA, Bárbara Luzia Covatti Malcorra. A organização semântico-argumentativa do discurso: um estudo sobre as conexões entre enunciados. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MEDEIROS, Martha. A baixa cotação dos off-lines. Zero Hora, Porto Alegre. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/martha-medeiros/noticia/2017/03/a-baixa-cotacao-dos-off-lines-9758735.html>. Acesso em: 13 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Malcorra, B. L. C. (2019). Conexão por similaridade e conexão por contiguidade: a organização dos motivos argumentativos do texto. Signo, 44(80), 59-69. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13169

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação