Narrativa esportiva de MOBA: que gênero é esse?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13252

Palavras-chave:

Gênero textual, MOBA, narrativa esportiva, narrador.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a narrativa esportiva de MOBA considerada aqui enquanto um novo gênero discursivo. Nosso objetivo é investigar esse gênero tendo em vista seus aspectos temáticos, composicionais e estilísticos. Para tanto, lançamos mão dos conceitos bakhtinianos sobre dialogismo e gênero discursivo. O corpus foi composto de dois excertos de narrativas esportivas de League of Legends, realizadas no Brasil: uma em um campeonato e outra em um programa de televisão. Para a construção da análise, estabelecemos paralelos com a narração de futebol, a fim de entender as especificidades da narrativa esportiva de MOBA. Como conclusão, apontamos que as características principais da narrativa de MOBA, enquanto elementos que particularizam essa instância comunicativa, são o aspecto multifocal do olhar do narrador e o controle do espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Sobral de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Letras Modernas – Português/Inglês pela mesma instituição.

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista.

Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado em Linguística pela mesma instituição. Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e do PROFLETRAS, campus de Vitória da Conquista.

Referências

BAKHTIN, Mihkail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 4ª ed.

FIORIN, José Luiz de. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1980.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PEREIRA, M. H. de M. SILVA, D. J. A. O gênero receita em sala de aula: trabalhando o contexto real de produção de um gênero. In: Revista Intersecções – Edição 12 – Ano 7 – Número 1 – maio/2014.

RIBEIRO. Pollyanne Bicalho. Funcionamento do gênero do discurso. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 54-67, 1º sem. 2010.

SANTOS, C. A. R.A narração esportiva de futebol: análise discursiva de um fenômeno midiático. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SANTOS, C. A. R. Narração esportiva de futebol e composicionalidade:uma proposta de estudo textual-discursiva das sequências textuais. In: Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista v. 10, n. 2 p. 31-48 dezembro de 2012.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

de Souza, D. S., Pereira, M. H. de M., & Ventura, A. (2019). Narrativa esportiva de MOBA: que gênero é esse?. Signo, 44(80), 129-141. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13252

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação