Narrativa esportiva de MOBA: que gênero é esse?
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13252Palavras-chave:
Gênero textual, MOBA, narrativa esportiva, narrador.Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a narrativa esportiva de MOBA considerada aqui enquanto um novo gênero discursivo. Nosso objetivo é investigar esse gênero tendo em vista seus aspectos temáticos, composicionais e estilísticos. Para tanto, lançamos mão dos conceitos bakhtinianos sobre dialogismo e gênero discursivo. O corpus foi composto de dois excertos de narrativas esportivas de League of Legends, realizadas no Brasil: uma em um campeonato e outra em um programa de televisão. Para a construção da análise, estabelecemos paralelos com a narração de futebol, a fim de entender as especificidades da narrativa esportiva de MOBA. Como conclusão, apontamos que as características principais da narrativa de MOBA, enquanto elementos que particularizam essa instância comunicativa, são o aspecto multifocal do olhar do narrador e o controle do espectador.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mihkail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 4ª ed.
FIORIN, José Luiz de. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1980.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PEREIRA, M. H. de M. SILVA, D. J. A. O gênero receita em sala de aula: trabalhando o contexto real de produção de um gênero. In: Revista Intersecções – Edição 12 – Ano 7 – Número 1 – maio/2014.
RIBEIRO. Pollyanne Bicalho. Funcionamento do gênero do discurso. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 54-67, 1º sem. 2010.
SANTOS, C. A. R.A narração esportiva de futebol: análise discursiva de um fenômeno midiático. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
SANTOS, C. A. R. Narração esportiva de futebol e composicionalidade:uma proposta de estudo textual-discursiva das sequências textuais. In: Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista v. 10, n. 2 p. 31-48 dezembro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.