Escutando as paredes e vendo através delas: a aquisição do conhecimento estético através da leitura do livro ilustrado
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1326Resumo
O presente ensaio está dividido em três partes: na primeira, contextualizo o livro literário ilustrado como objeto cultural híbrido, onde duas linguagens, a verbal e a gráfica-visual, se integram na produção de sentido, causando efeito único no receptor, compreendido não apenas como sujeito intelecto-computativo, mas emo-afetivo; tais concepções requerem uma abordagem metodológica de ensino da literatura que leve em consideração o livro ilustrado como um todo, pois ele proporciona uma experiência poética e estética para além do verbal; a valorização dos seus aspectos formais, plásticos e gráficos pelo educador garante uma aproximação por vias sensíveis e afetivas entre livro e leitor, implicando, por conseguinte, a valorização dos suportes e espaços que fomentam o ato e os hábitos de leitura. Na segunda parte, demonstro, a partir de uma breve análise do conto Discurso del oso [Discurso do urso], de Julio Cortázar em duas edições — a primeira em seu contexto original, como parte da obra Historias de cronopios y de famas (1962), a segunda para uma edição infantil ilustrada (2008) — , como a atualização ilustrada estimula uma diferente aproximação leitora. Por fim, na terceira parte, teço minhas últimas considerações, apoiadas na idéia de arte como conhecimento e numa grade teórica transdisciplinar; esclareço que toda manifestação artística, seja ela verbal, artística, musical ou outra, se exerce e é apreendida como uma ação/experiência completa, resultante da associação entre as mais diversas linguagens sensíveis e poéticas, contributivas para a formação de uma subjetividade permeável ao mundo.Downloads
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