Contribuições da Linguística Cognitiva para o estudo de línguas de sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13717

Palavras-chave:

língua de sinais, linguística cognitiva, iconicidade.

Resumo

Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, foram analisados dois sinais - APRENDER/ESQUECER - em sete línguas de sinais (Língua Brasileira de Sinais, Língua de Sinais Francesa, Língua de Sinais Americana, Língua Gestual Portuguesa, Língua de Sinais Sueca, Língua de Sinais Chinesa e Língua de Sinais Japonesa), totalizando um estudo de catorze sinais. Os sinais foram extraídos do instrumento linguístico internacional “Spread the Sign Web Dictionary - SWD”, produto do Centro Europeu de Língua de Sinais, em Örebro, na Suécia, desenvolvido pela Universidade de Örebro. Para a análise, também realizamos entrevista com o professor sueco Thomas Lydell-Olsen, coordenador do SWD. O problema principal é compreender se sinais em línguas de sinais apresentam relações icônicas motivadas por processos linguístico-cognitivos. Para isso, analisam-se como sinais podem estar atrelados à corporificação, à metáfora, à metonímia e aos esquemas imagéticos. Resultados preliminares apontam que a relação com o corpo (corporificação) tem sido mantida favorecendo a iconicidade cognitiva. Dessa forma, o desenvolvimento deste estudo proporciona um saber metalingüístico, promovendo análise linguística e valorização das línguas de sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Fernandes Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora de Libras do Departamento de Letras/Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestre em linguística (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Especialista em Língua Portuguesa (Faculdades Simonsen) e em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Universidade Paulista - UNIP). Graduação, licenciatura em Letras, Português/Inglês e Português/Literatura (Faculdades Simonsen). Coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) da Faculdade de Letras (UFRJ) e coordenadora das atividade de extensão da UFRJ "Curso de Libras: processos linguístico-cognitivos em sinais" e "Libras para todos (EAD)". Atualmente, desenvolve pesquisa sobre processos cognitivos em línguas de sinais.

Referências

ALMEIDA, Maria Lúcia Leitão et al. (Org.). Linguística cognitiva em foco: morfologia e semântica do português. Rio de Janeiro: Publit, 2009.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de língua de sinais, reimpr. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010 [1995].

CAPOVILLA, Fernando César, RAPHAEL, Walkiria Duarte, MAURICIO, Aline Cristina L. Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2015.

CUENCA, Maria Josep; HILFERTY, Joseph. Introducción a la linguística cognitiva. Barcelona: Editora Ariel, S.A, 2007.

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

GEERAERTS, Dirk (Ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.

KÖVECSES, Zóltan. Language, mind and culture: a practical introduction. New York: Oxford University Press, 2006.

_______. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LANGACKER, Ronald W. Foundations of cognitive grammar, v.1. Stanford: Stanford University Press, 1987.

NUNES, Valeria Fernandes. Narrativas em Libras: análise de processos cognitivos. Dissertação (Mestrado em Linguística) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

______. Corporificação e iconicidade cognitiva: um estudo sobre verbos em línguas de sinais. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

WILCOX, Sherman. Cognitive iconicity: conceptual spaces, meaning, and gesture in signed languages. Germany: Walter de Gruyter, 2004.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Nunes, V. F. (2019). Contribuições da Linguística Cognitiva para o estudo de línguas de sinais. Signo, 44(81), 77-86. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13717

Edição

Seção

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura