A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758

Palavras-chave:

Autonomia do estudante, Didática, Literatura, Pedagogia

Resumo

Este texto refere-se a um projeto de pesquisa de pós-doutoramento realizado junto ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora em Portugal no ano de 2018. Nosso objetivo é analisar a produção ficcional contemporânea do Brasil e de Portugal que inclui obras de natureza literária escritas para a infância que, em nosso entendimento, possam atuar como um aparato mobilizador de educação moral, científica e artística. O referencial teórico dialoga com o campo da educação e da literatura buscando uma concepção de educação escolar emancipadora amparada nos estudos de Freire (2006), Rancière (2007) e Cândido (1988). Nosso olhar procurou obras que possibilitassem uma combinação de qualidade no texto e na ilustração dentro de uma perspectiva de arte literária e que não estivesse condicionada por uma estrutura dogmática. Percebemos nesse percurso que o mundo da literatura estimula todas as formas de comunicação se colocando como um espaço de reflexão, de ação e de transformação a partir do confronto entre o conteúdo maravilhoso e o conteúdo “real”.

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Biografia do Autor

Jose Carlos dos Santos Debus, UNIESC Florianópolis

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professor colaborador da Unidade de Educação de Santa Catarina (UNIESC) - Florianópolis. É membro pesquisador do Núcleo Infância, Educação e Arte (NICA/UFSC).

Ângela Maria Balça, Universidade de Évora

Professora do CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia CIDEHUS e do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Debus, J. C. dos S., & Balça, Ângela M. (2019). A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal. Signo, 44(81), 146-154. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758

Edição

Seção

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura