Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13957

Palavras-chave:

compreensão leitora, leitura de palavra, dificuldades de leitura.

Resumo

O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.

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Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Linguística pela PUCRS com sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Learning Research and Development Center (LRDC). Possui mestrado em Letras, área de concentração em Leitura e Cognição, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de ensino tanto de língua materna quanto de língua estrangeira. Atua 40 horas com dedicação exclusiva no IFRS. Tem como área de pesquisa a Psicolinguística, em especial aquisição da linguagem, leitura e cognição.

Lilian Cristine Hübner, PUCRS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) (bolsa CAPES) e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade (bolsa CAPES). Em 2017 desenvolveu Estágio de Pós-Doutoramento Sênior (bolsa CAPES) na Université Pierre et Marie Curie (INSERM - Institut du Cerveau et de la Moèlle Epinière (ICM)) em Paris). Desenvolve projetos em parceria com o CRIUGM, Universidade de Montreal, City University of New York (CUNY), University of Boston e Univertité Laval. É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora do Curso de Letras da Escola de Humanidades, onde atua como docente, assim como no PPGL É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2013. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem-envelhecimento-escolaridade, aquisição de língua estrangeira, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem no CCL, na Doença de Alzheimer e na Afasia Primária Progressiva, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação da linguagem típica e atípica.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Bender de Sousa, L., & Hübner, L. C. (2019). Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental. Signo, 44(81), 67-76. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13957

Edição

Seção

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura