Metáforas lexicais em estruturas verbais e mentais em notícias de popularização da ciência
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1410Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e descrever metáforas lexicais em orações dominantes e dependentes projetadas em 30 notícias de popularização científica selecionadas das revistas BBC News International e Scientific American, corpus de pesquisa de mestrado (A, 2010)2. Nessa pesquisa, a análise da transitividade (Halliday, 2004) foi realizada para estabelecer as estruturas especificadas por cada processo e os sentidos que lhes são pertinentes. Quando esses sentidos são construídos de modo não literal (não congruente), temos uma metáfora lexical, causada pela tensão léxico-gramatical entre processo e participante(s) e que pode se configurar como: metáfora propriamente dita (relação de semelhança entre termos); metonímia (relação de contiguidade entre termos); personificação (descrição de seres inanimados como possuidores de habilidades/características humanas). Os resultados apontam para maior ocorrência de metáfora, seguida de metonímia e de personificação. As metáforas apresentaram campos semânticos variados, sendo os mais comuns referentes à guerra e à engenharia. As metonímias mais frequentes foram do tipo em que estudos, relatórios e resultados foram nomeados em detrimento de seus pesquisadores (pesquisa por pesquisador) e do tipo em que instituições de pesquisa, instituições governamentais e relacionadas à saúde foram nomeadas em detrimento de seus responsáveis (instituição pelos responsáveis), despersonalizando os sujeitos. Esses casos foram, geralmente, também caracterizados como personificações, em que pesquisas e instituições tornaram-se agentes criadores e propagadores do conhecimento científico.Downloads
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