Interfaces na aquisição da linguagem: informação fônica e semântica na aquisição do sistema de número gramatical em Português Brasileiro

Autores

  • José Ferrari Neto

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1419

Palavras-chave:

aquisição da linguagem

Resumo

O presente trabalho investiga a aquisição do sistema de número gramatical do Português Brasileiro (PB), e se concentra no modo como a criança identifica a informação relativa a número nas interfaces fônica e semântica da linguagem. Por meio de um teste experimental, pretendeu-se verificar se as crianças são sensíveis à presença da morfologia de número nas frases que elas ouvem, como também buscou-se explicitar as exigências semânticas exigidas no reconhecimento do número gramatical. Os resultados sugerem que as crianças são sensíveis à concordância de número, não diferenciando as manifestações de plural padrão e não-padrão. Apontou-se, ainda, para o fato de as crianças poderem contar exclusivamente com a informação morfológica relativa a número presente na sentença.

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Publicado

2010-07-18

Como Citar

Neto, J. F. (2010). Interfaces na aquisição da linguagem: informação fônica e semântica na aquisição do sistema de número gramatical em Português Brasileiro. Signo, 35(59), 75-91. https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1419