Poesia: uma casa para as infâncias

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DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14742

Resumo

Este estudo examina especificidades da palavra poética, focalizando possibilidades de concretização do poético, em diferentes propostas de interação que os versos dirigem ao seu leitor. Com base em Paz (1998) e Bordini (1991) e com orientação metodológica bibliográfica de viés analítico, cinco poemas são tomados para reflexão, levantando-se uma série de recursos que os constituem e tendem a mobilizar diferentemente o leitor em formação, instando-o a atuar de modo diverso enquanto lê. Nesse sentido, a sonoridade, a imagem poética e a visualidade concretizam a potencialidade lúdica da poesia, em textos para “dar nó”, para dizer e cantar, para imaginar, investigar ou, ainda para ler e ver. Tendo em vista o processo de letramento poético, a investigação reflete acerca de como o poema pode acolher o horizonte do leitor em formação, fazendo-se sua morada e desafiando-o a desenvolver sua sensibilidade estética e sua linguagem.

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Tasca Marangoni, M. C., & Brocchetto Ramos, F. (2020). Poesia: uma casa para as infâncias. Signo, 45(83), 37-48. https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14742

Edição

Seção

O VIGOR DA LINGUAGEM NA POESIA INFANTIL E JUVENIL