Feito partitura: palavra sonora como gesto poético de educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14948

Palavras-chave:

Palavra Sonora, Gesto Poético, Música Tradicional da Infância, Experiência de Linguagem.

Resumo

O artigo emerge de inquietações epistemológicas, éticas e políticas em torno da ampla tendência de desconsiderar na educação de bebês e crianças pequenas o fenômeno do corpo sensível como fonte primeira de sentidos e significados que nos instalam no mundo. Projeto educativo que objetiva fazer da palavra sonora força de utilidade produtiva em detrimento de sua potência de partitura, aquela que cotidianamente aprende a ser-com no ato de com-partilhar as experiências fundamentais da vida. Como resistência, o texto reivindica maior atenção educativa à dimensão poética de linguagem ao destacar a palavra sonora como gesto que habita o corpo para ressoar sentidos e produzir modos de co-existir no mundo. A aproximação fenomenológica entre música e artes, como indivisibilidade do gesto poético de tocar a educação, desde a filosofia, permite compreender a palavra sonora como narrativa lúdica de movimento que ocupa espaço e solicita tempo para reter a dimensão musical da linguagem feito partitura. Aqui, o gesto poético da palavra sonora toca a pele de crianças e adultos para materializar a linguagem: suas feituras. Potência humana de pensamento constitutiva de mundanos trajetos compartilhados por constituírem narrativas que acolhem o gesto lúdico de fazer soar e ressoar a palavra no fascínio e na fabulação dos encontros.

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Biografia do Autor

Dulcimarta Lemos Lino, UFRGS

DULCIMARTA LEMOS LINO é Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, na área Educação Infantil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Educação Artística: Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora e pesquisadora do Coletivo do Espaço de Criação Musical, escola de música que criou em 1993 para experimentar a poética do barulhar . Pianista e diretora musical. Diretora Musical do PIÁ: Núcleo Itinerante de MPB da Faculdade de Educação da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS).

Sandra Regina Simonis Richter, UNISC

Pesquisadora e professora na Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Líder do grupo Estudos Poéticos, integrante do grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade, integrante do Grupo de Pesquisa Escuta Poética (FACED/UFRGS) Licenciada em Educação Artística: Habilitação Artes Plásticas (UFRGS), Mestre e Doutora em Educação (UFRGS).

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Lino, D. L., & Richter, S. R. S. (2020). Feito partitura: palavra sonora como gesto poético de educar. Signo, 45(83), 2-17. https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14948

Edição

Seção

O VIGOR DA LINGUAGEM NA POESIA INFANTIL E JUVENIL