Rede associativo-verbal como reflexo de marcadores da identidade nacional do povo Sakha

Autores

  • Alina Petrovna Vasileva Ammosov North-Eastern Federal University

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17382

Resumo

Resumo: O artigo discute a consciência linguística da cultura nacional Sakha apresentada no dicionário Associativo Yakut, cuja metodologia foi baseada em um experimento associativo de massa, resultou em uma rede associativo-verbal, permitindo não apenas a identificação de fragmentos de memória verbal de uma pessoa, mas também  portadores da cultura da revelação da imagem sistêmica mundial. O autor analisa os valores tradicionais da cultura etno-norte, representados linguisticamente pelo prisma dos processos socioculturais e linguísticos determinados pelo contexto globalizado. Procurou-se identificar os significados que os representantes de um grupo étnico colocam em certos elementos-chave da visão de mundo tradicional, marcadores diários da identidade nacional da consciência Sakha para entender seu papel significativo na formação e preservação da identidade nacional tradicional de determinada nação e da cultura.

 

Palavras-chave: consciência da linguagem; identidade e cultura nacional; rede associativo-verbal; visão de mundo; léxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Vasileva, A. P. (2022). Rede associativo-verbal como reflexo de marcadores da identidade nacional do povo Sakha. Signo, 47(88), 50-64. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17382

Edição

Seção

Artigos