Avaliando a escrita do português L2: densidade de ideias e complexidade das frases

Autores

  • Ângela Filipe Lopes Universidade do Porto Faculdade de Letras
  • Maria da Graça Lisboa Castro Pinto Universidade do Porto Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17384

Resumo

Resumo: A densidade de ideias e a complexidade gramatical foram propostas como parâmetros de avaliação da escrita por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no Nun Study (Snowdon 2001). Os mesmos parâmetros são usados ​​aqui para avaliar a escrita de português avançado em L2 em contexto de aprendizagem (C1/C2), a fim de confirmá-los como medidas de avaliação válidas em uma L2. Espera-se que a qualidade na escrita se traduza em precisão e riqueza lexical, bem como em complexidade das frases. Os resultados confirmaram que a leitura tem influência na qualidade da escrita, na medida em que os alunos que costumam ler são os que obtiveram as maiores pontuações em ambos os parâmetros. Os resultados foram, no entanto, altamente variáveis ​​devido à heterogeneidade do grupo de participantes. Ambas as medidas, densidade de ideias e complexidade gramatical, foram correlacionadas em duas tarefas de escrita, uma síntese e uma escrita, o que levou à conclusão de que os participantes que escrevem com precisão e riqueza lexical também produzem sentenças de maior complexidade, independentemente da variabilidade da tarefa de linguagem e de escrita.

 

Palavras-chave: densidade de ideias; complexidade gramatical; avaliação da escrita; Português L2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Lopes , Ângela F. ., & Pinto, M. da G. L. C. (2022). Avaliando a escrita do português L2: densidade de ideias e complexidade das frases. Signo, 47(88), 73-86. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17384

Edição

Seção

Artigos