Avaliando a escrita do português L2: densidade de ideias e complexidade das frases
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17384Resumo
Resumo: A densidade de ideias e a complexidade gramatical foram propostas como parâmetros de avaliação da escrita por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no Nun Study (Snowdon 2001). Os mesmos parâmetros são usados aqui para avaliar a escrita de português avançado em L2 em contexto de aprendizagem (C1/C2), a fim de confirmá-los como medidas de avaliação válidas em uma L2. Espera-se que a qualidade na escrita se traduza em precisão e riqueza lexical, bem como em complexidade das frases. Os resultados confirmaram que a leitura tem influência na qualidade da escrita, na medida em que os alunos que costumam ler são os que obtiveram as maiores pontuações em ambos os parâmetros. Os resultados foram, no entanto, altamente variáveis devido à heterogeneidade do grupo de participantes. Ambas as medidas, densidade de ideias e complexidade gramatical, foram correlacionadas em duas tarefas de escrita, uma síntese e uma escrita, o que levou à conclusão de que os participantes que escrevem com precisão e riqueza lexical também produzem sentenças de maior complexidade, independentemente da variabilidade da tarefa de linguagem e de escrita.
Palavras-chave: densidade de ideias; complexidade gramatical; avaliação da escrita; Português L2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.