Estereotipando a mulher ideal em blogs americanos
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17385Resumo
Resumo: Um estereótipo de mulher ideal apresenta um padrão verbalizado do que é mais desejável em uma mulher. Uma dona de casa de classe média, que persegue fanaticamente seu objetivo de ser uma mulher ideal, é designada a esposa de Stepford. Ela é uma mãe diligente, uma cidadã consciente, uma mulher atraente e uma esposa obediente. O estudo apresenta a análise qualitativa de blogs americanos. O tom da conversa, a orientação da postura do autor e a liberdade de expressão aproximam o material linguístico daquele recebido experimentalmente. Baseado em pressupostos implícitos e características avaliativas, o perfil psicolinguístico da esposa de Stepford apresenta ambivalência atitudinal: as qualidades avaliadas positivamente da dona de casa vêm acompanhadas de uma subordinação criticada da esposa ao marido. Tipos verbais, situacionais e associativos de ironia transmitem críticas e zombam da esposa de Stepford. A execução gráfica do texto e as ilustrações utilizadas nos blogs enfatizam os pontos focais emocionalmente coloridos dos enunciados.
Palavras-chave: estereótipo; Esposa de Stepford; discurso midiático moderno; blogs americanos; ambivalência atitudinal; diferentes tipos de ironia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.