Estereotipando a mulher ideal em blogs americanos

Autores

  • Svitlana Lyubymova Kyiv National Linguistic University

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17385

Resumo

Resumo: Um estereótipo de mulher ideal apresenta um padrão verbalizado do que é mais desejável em uma mulher. Uma dona de casa de classe média, que persegue fanaticamente seu objetivo de ser uma mulher ideal, é designada a esposa de Stepford. Ela é uma mãe diligente, uma cidadã consciente, uma mulher atraente e uma esposa obediente. O estudo apresenta a análise qualitativa de blogs americanos. O tom da conversa, a orientação da postura do autor e a liberdade de expressão aproximam o material linguístico daquele recebido experimentalmente. Baseado em pressupostos implícitos e características avaliativas, o perfil psicolinguístico da esposa de Stepford apresenta ambivalência atitudinal: as qualidades avaliadas positivamente da dona de casa vêm acompanhadas de uma subordinação criticada da esposa ao marido. Tipos verbais, situacionais e associativos de ironia transmitem críticas e zombam da esposa de Stepford. A execução gráfica do texto e as ilustrações utilizadas nos blogs enfatizam os pontos focais emocionalmente coloridos dos enunciados.

 

Palavras-chave: estereótipo; Esposa de Stepford; discurso midiático moderno; blogs americanos; ambivalência atitudinal; diferentes tipos de ironia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Lyubymova, S. . (2022). Estereotipando a mulher ideal em blogs americanos. Signo, 47(88), 87-95. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17385

Edição

Seção

Artigos