Psicolinguística Aplicada: Uma Ciência na Encruzilhada da Cognição e da Linguagem

Autores

  • José Morais Université Libre de Bruxelles

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17387

Resumo

Resumo: A Psicolinguística Aplicada é uma ciência que envolve muitas outras: psicologia experimental, ciências cognitivas e neurocognitivas, linguística, psicologia da linguagem e da literacia, e ciências da educação e da remediação. O objetivo do presente artigo é mostrar que a Ciência é, mais exatamente, uma combinação em constante mudança de ciências sem fronteiras fechadas, o que implica a necessidade de cruzar domínios tanto na pesquisa quanto na aprendizagem. Depois de relembrar vários tópicos de relevância para a psicolinguística aplicada, que dizem respeito ao processamento mental, a como a cognição se relaciona com o cérebro e a linguagem e a como a cognição e a linguagem engendram a literacia, defendo que a pesquisa nas ciências correspondentes precisa ser aberta a outras dimensões tais como a sociedade, a cultura e a política. Por fim, evoco a história das ideias no que respeita ao isolacionismo das ciências individualizadas versus a sua unificação, tomando como exemplos desta última o marxismo inicial e o Movimento Internacional pela Unidade da Ciência na quarta década do século XX.

 

Palavras-chave: Psicolinguística Aplicada; literacia como produto da cognição e da linguagem; conceito de Ciência; história das ideias científicas; permeabilidade da ciência à cultura e à política .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Morais, J. (2022). Psicolinguística Aplicada: Uma Ciência na Encruzilhada da Cognição e da Linguagem. Signo, 47(88), 96-112. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17387

Edição

Seção

Artigos