O som sob a regência da Semiótica Social Multimodal: uma proposta de análise no perfil do TikTok Fatos Curiosos com Antonio Miranda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18798

Palavras-chave:

Semiótica Social Multimodal, Divulgação Científica, Letramento Digital, Som, TikTok

Resumo

Durante a pandemia de coronavírus, as mídias sociais desempenharam um importante papel no combate à desinformação. Foi também nesse período que o Brasil se tornou o terceiro mercado consumidor do TikTok no mundo. Nesse panorama, destaca-se o perfil Fatos Curiosos com Antonio Miranda, criado em 2020 pelo estudante e tiktoker Antonio Miranda. Atualmente com 1,6 milhões de seguidores e 13,5 milhões de curtidas, o jovem transmite conhecimentos científicos de maneira leve e criativa em seus vídeos. Neste artigo, investiga-se como os recursos semióticos sonoros instanciados no vídeo mais curtido e comentado do perfil de Antonio contribuem para comunicar, de maneira clara e acessível, um conteúdo supostamente complexo, para fins de popularização da ciência no ambiente digital. Para tanto, o referencial teórico-metodológico proposto é o da Semiótica Social Multimodal, no que se refere às qualidades do som e da voz (VAN LEEUWEN, 1999). Os principais resultados encontrados demonstram que os recursos sonoros instanciados na vinheta contribuem para construir uma atmosfera de humor, leveza e descontração; ao passo que as qualidades da voz cumprem o papel de transmitir credibilidade, enfatizar palavras-chave e oportunizar a fluidez na compreensão da explicação proferida por Antonio Miranda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane Carvalho, UNIFAL-MG/Instituto de Ciências Humanas e Letras

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GPLin/UNIFAL-MG), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (GEMULTE/UFES). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.

Referências

BEHLAU, M. Voz: o livro do especialista. Vol. 1. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a Social-Semiotic perspective. 2.ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.

SANTOS, D. A. dos. “Fala, galera”: quem são e o que pensam divulgadores científicos brasileiros no YouTube. 286f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2021.

VAN LEEUWEN, T. Speech, Music, Sound. London: MacMillan, 1999.

VAN LEEUWEN, T. Parametric systems: the case of voice quality. In: JEWITT, C. (Ed.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Carvalho, F. (2024). O som sob a regência da Semiótica Social Multimodal: uma proposta de análise no perfil do TikTok Fatos Curiosos com Antonio Miranda. Signo, 49(94), 35-43. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18798

Edição

Seção

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias