Ecocrítica intermidiática em Ensaio sobre a Cegueira de Saramago
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18803Palavras-chave:
Ecocrítica intermidiática, Referências intermidiáticas, Literatura, PinturaResumo
Este artigo analisa representações pictóricas do mundo natural em Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago. Abrange o momento em que um personagem anônimo descreve algumas pinturas que viu em um museu pouco antes de ficar cego. Algumas delas são pastorais, sugestivos da vida dos personagens antes de ficarem cegos; mas, por outro lado, há também descrições picturais que espelham a situação desesperadora análoga à situação dos cegos no manicômio. Em relação à ecocrítica intermidiática, utilizamos principalmente as considerações de Jørgen Bruhn no artigo “Towards an Intermedial Ecocriticism”, e ao nos referirmos à cultura, natureza e animais, contamos com conceitos de Raymond Williams e Greg Garrard. Claus Clüver e Liliane Louvel tornam-se as principais vozes ao analisarmos as referências intermidiáticas à pintura no texto literário.
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Referências
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