Modos de ler, modos de sentir: midialidades sinestésicas

Autores

  • Maria Cristina Ribas Faculdade de Formação de Professores da UERJ

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18883

Palavras-chave:

Intermidialidade, Experiência, Leitura relacional das mídias, Sinestesia

Resumo

Este estudo focaliza, em uma dimensão teórica, o processo de percepção como forma de leitura, captação e significação, a partir do contato com configurações intermidiáticas. A valorização da experiência, que aqui não se restringe ao seu caráter estético, nos ajuda a pensar a leitura relacional das mídias em sua dimensão sinestésica. A sinestesia é abordada como uma experiência de leitura para suprir a incorporeidade da imagem em contexto digital. Conforme aqui entendida, a experiência não se reduz ao pessoal ou ao impessoal e assim desconstrói tanto os limites estritos da unicidade do sujeito, quanto as determinações de alguma entidade coletiva. Os procedimentos teórico-metodológicos que sustentam essa proposta são a Intermidialidade, com ênfase nas midialidades de Bruhn (2020) e nas modalidades de Elleström (2021). Esperamos que a reflexão, ao se preocupar mais com os processos sutis da percepção do que com o resultado decorrente em sua imediaticidade, ofereça chaves para a leitura relacional das mídias no contexto das transformações e silenciamentos pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLOA. Emmanuel. O corpo da imagem A imagem do corpo. Porto Alegre: Zouk, 2021.

BASBAUM, Sergio Roclaw. Sinestesia, Arte e tecnologia: Fundamentos da cromossonia. São Paulo: Anablume: Fapesp.2002.

________. Sinestesia e percepção digital. Trabalho apresentado no Subtle Technologies Festival, mai 2003. teccogs n. 6, 307 p, jan.-jun. 2012.

BERGANTINI, Loren Paneto. Dissertação de Mestrado. Sinestesia mediada pela tecnologia da arte: A interação entre voz e imagem. São Paulo: 2016. 124p.

BRUHN, Jorgen. O que é midialidade, e (como) isso importa? Termos teóricos e metodológia. In: Thaïs Flores Nogueira Diniz et al (Orgs.) A Intermidialidade e o estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: UFSM, 2020. p. 5-54.

CAETANO, Alexandra Moreira. Synesthesias: interfaces da sensorialidade. 2015; Tese Doutorado em Artes Visuais. Brasília; UNB: Livro digital.

CAETANO, Alexandra Cristina M. INTERFACE: processos criativos em arte computacional. Dissertação (Mestrado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes. 2010.

CASTELLO BRANCO, Patrícia Silveirinha. Imagem, Corpo, Tecnologia -A função háptica das novas imagens tecnológicas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2013.

CYTOVICK, Richard.E. Escuchar colores e probar formas. El cambio de paradigma en el cerebro. Revista Artecittá Synesthesia Journal, n.1, ano 1, 2014. p.11-16.

ELLESTRÖM, Lars. As modalidades das mídias II: um modelo expandido para compreender as relações intermidiais. Porto Alegre: EdiPucRS. 2021.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estanhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco. 2014.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio. 2010.

LOPES, Silvina Rodrigues. A literatura como experiência. Belo Horizonte: Chão da feira. 2012.

LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo. Existência e Liteatura. Lisboa: Presença. 1994.

PLAZA, Julio. A tradução intersemiótica. 2ed. São Paulo: Perspectiva. 2010.

RIBAS, Maria Cristina C. Estudos literários, leitura e experiência estética: conexões e(m) tempos de confinamento. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 18, p. 142-163, 2020 DOI: 10.12957/pr.2020.49984

ULM, HERNÁN. A fenda do tempo. In: MÜLLER, Adalberto; SCAMPARINI, Júlia. Muito além da adaptação.literatura, cinema e outras artes. Rio de Janeiro: &Letras, 2013. p.101-114.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Ribas, M. C. (2024). Modos de ler, modos de sentir: midialidades sinestésicas. Signo, 49(94), 14-22. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18883

Edição

Seção

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias