Da Invenção da Escrita à Alfabetização e à Literacia

Autores

  • José Morais Université Libre de Bruxelles

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19612

Palavras-chave:

Alfabetização, literacia, letramento, leitura, escrita

Resumo

Este texto contém uma análise de uma série de questões e de opções relacionadas com a importância da linguagem escrita, da sua aprendizagem e do seu impacto: por um lado, no desenvolvimento das capacidades cognitivas e, subsequentemente, das ideias e do conhecimento científico; e, por outro lado, dada a prevalência das ambições egoístas dos seres humanos, na inevitável criação de antagonismos, desigualdades e opressões de uns sobre os outros, que culminam em lutas de classes impiedosas. Assim, embora eu tenha sobretudo escrito artigos científicos nos habituais moldes estandardizados, é hoje minha opção assumir a liberdade de escrever fora desses moldes sem, porém, renunciar ao raciocínio científico.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Morais, J. (2024). Da Invenção da Escrita à Alfabetização e à Literacia. Signo, 49(95), 02-15. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19612

Edição

Seção

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad