O Twitter sob a perspectiva do significado acional na Análise Crítica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2136Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Twitter, Gênero DigitalResumo
O objetivo deste trabalho é aplicar algumas categorias analíticas da Análise Crítica do Discurso (ACD) de forma a contribuir com os estudos, ainda incipientes, sobre a rede social Twitter, bem como buscar características que possam configurar a rede social como um novo gênero digital. Dessa forma, a escolha pelas categorias da ACD parecem pertinentes já que houve uma preocupação em adequar o referencial teórico a uma das escolas de estudos sobre os gêneros que fosse mais compatível e que dialogasse com a ACD, que é a Escola de Sidney, baseada na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. Noventa e um tweets foram selecionados para a análise a partir de um tópico que causou polêmica não somente no Twitter, mas em outros meios de comunicação, sobre a agressão de uma professora por um aluno em uma escola particular no Rio Grande do Sul. Preliminarmente, conclui-se que o twitter se revela um gênero híbrido já que incorporou, neste caso específico, características de gêneros como a notícia e a propaganda. Além de características de expressões de opiniões, o que se pode afirmar uma reprodução de valores ideológicos difundidos nesses gêneros primários. Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; Twitter; Gênero DigitalDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.