Leitura e pedagogia crítica no ensino de línguas: a articulação com o processo de formação do leitor

Autores

  • Antonio Escandiel de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2722

Palavras-chave:

Linguagem. Língua estrangeira. Texto. Reflexão. Leitura crítica.

Resumo

O presente artigo discute as relações existentes entre as dinâmicas de leitura e as ações da pedagogia crítica, voltadas para as propostas utilizadas, no ensino de línguas estrangeiras, tendo em vista a formação do leitor. Para esse mister, recorre-se, basicamente, a aportes teóricos de autores como: Bordini & Aguiar (1988), Freire (2003), Kuenzer (2002), Kleiman (2004) e Eco (2000), no âmbito da leitura e Fairclough (1992), Wallace (1996, 2003), Meurer (2000), Brahim (2007), Busnardo e Braga (2001), cujas contribuições, no universo da pedagogia crítica no ensino de línguas, têm se revelado significativas para o ensino-aprendizagem da leitura em língua inglesa. Nesse sentido, contribui-se com as discussões relativas ao ensino de língua estrangeira, ressaltando a necessidade de constituição de um espaço para a reflexão linguístico-textual, tão imprescindível no processo de formação de leitores, dotados de capacidade crítica em LI.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Souza, A. E. de. (2012). Leitura e pedagogia crítica no ensino de línguas: a articulação com o processo de formação do leitor. Signo, 37(63), 196-213. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2722