Implicações da desconstrução para o ensino e aprendizagem da leitura

Autores

  • Manoela Oliveira de Souza Santana

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2958

Palavras-chave:

Desconstrução. Leitura. Ensino de Línguas.

Resumo

O presente artigo trata das implicações da desconstrução para o ensino e aprendizagem da leitura, diante de inquietudes sobre como se estabelece a construção de sentidos no ato de ler. Para tanto, serão tecidas discussões referentes a concepções de leitura sob diversos enfoques teórico-metodológicos, que discutem a leitura ora como decodificação, ora como processamento cognitivo ou como interação, bem como tratar-se-à da desconstrução e suas problematizações no âmbito dessa atividade com vistas no ensino de línguas mais proficiente conforme propõem as OCEM - Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (2008). A abordagem será feita, como uma revisão de construtos teóricos, à luz de Arrojo (2003), Derridá (2008), Carvalho (2002), Coracini (1995), Koch (2007), Figueredo e Jesus (2006). O enfoque discursivo desta produção perpassa pelo fato de que a construção de sentidos representa uma possiblidade de significar na economia entre o necessário e o impossível, descentrando a noção de significado como fixo, deixado linearmente pelo autor em seu texto, a ser alcançado pelo leitor.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Santana, M. O. de S. (2012). Implicações da desconstrução para o ensino e aprendizagem da leitura. Signo, 37(63), 214-224. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2958