A multimodalidade presente no processo de produção de um cartaz

Francisca Poliane Lima de Oliveira, Maria Helenice Araújo Costa

Resumo


Neste artigo, discutimos a relação que existe entre palavra e imagem como elementos semióticos e, por consequência, o resultado dessa relação para a constituição do processo de referenciação. Considerando os pressupostos sociocognitivistas que embasam os estudos mais atuais da Linguística Textual, segundo os quais o texto é o resultado de uma mescla de múltiplas semioses, analisamos uma peça publicitária, atentando para a interação entre os elementos visuais e linguísticos que compõem a materialidade textual. Além de olhar para os elementos materiais, tecemos considerações também a respeito do relato do designer e autor da peça, e sobre o processo criativo que gerou o produto em questão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v38i64.3413

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo