Usos e desafios da multimodalidade no ensino de línguas

Angélica Prediger, Dorotea Frank Kersch

Resumo


Modos de produzir sentido por meio da escrita e da leitura sofrem mudanças ao longo do tempo porque novos elementos de composição e novas formas de organizar e expor o texto surgem, o que acaba ampliando o conceito de texto e de escrita. Com o acesso cada vez mais facilitado à tecnologia, os alunos chegam à escola fazendo já um bom uso da multimodalidade, quando desafiados a produzir textos. Neste artigo, discute-se o uso da multimodalidade por alunos de uma 5ª série de uma escola pública de uma pequena cidade da serra gaúcha, e mostra-se a necessidade de o professor estar preparado para receber essa clientela e oferecer atividades que os desenvolvam, uma vez que cabe à escola ensinar seus alunos a ler e escrever textos dos mais variados gêneros. Os usos que as crianças já fazem da multimodalidade levam-nos a repensar o que significa ensinar ler e produzir textos na contemporaneidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v38i64.3419

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo