Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3714Resumo
Neste artigo, com base no entendimento de que todo texto é multimodal e tendo escolhido a infografia como gênero textual de estudo, discutimos questões como (a) as modulações das produções textuais que implicam mais de uma semiose; (b) as seleções e decisões necessárias ao produtor de textos – multimodais; (c) a necessidade dos letramentos e do domínio de ferramentas para o alcance de um grau de seleção e decisão cada vez maior em produção textual, o que implica (d) mais e novas formas de participação na cultura escrita. O “pensar visualmente” é, então, uma habilidade importante para a produção de textos multimodais. A discussão que, brevemente, apresentamos toma como objeto de análise as produções de texto de sete estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, em Belo Horizonte, MG. Obtidas por meio de entrevistas gravadas e transcritas, além do escaneamento dos textos produzidos, as produções dos estudantes servem como disparador de questões sobre o letramento e a visualidade, nos dias de hoje.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.