A leitura dos contos de fadas e a formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.401Palavras-chave:
Contos de fadas. Leitura. Leitores.Resumo
A literatura infantil nos últimos anos vem merecendo maior relevância e, aos poucos, tenta libertar-se do caráter pedagógico imposto à sua criação e ao seu leitor. Nesse sentido, a leitura do texto literário inicia um caminho rumo ao “ler por prazer”. Prazer, este, logrado pela fantasia, curiosidade e mistério, que desafia o leitor em cada linha do texto, a buscar a ligação da obra com sua vida, seu cotidiano, suas emoções, ou, simplesmente o deleite na interação com a obra, isto é, a arte. Conseqüentemente, tais fatores despertam o prazer estético suscitado pela leitura, ampliando aos poucos as expectativas desse leitor. Os contos de fadas, por possibilitarem uma gama intensa de mistério e elementos mágicos, são obras de relevante valor que favorecem um trabalho com os leitores infantis desde cedo, pois permitem a ativação da fantasia, imaginação e reflexão, pressupostos relevantes na formação de leitores competentes. Nesse contexto, nosso objetivo é discorrer sobre a importância dos Contos de Fadas para uma educação literária desde os primeiros anos de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.