A leitura dos contos de fadas e a formação do leitor

Autores

  • Véra Beatriz Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.401

Palavras-chave:

Contos de fadas. Leitura. Leitores.

Resumo

A literatura infantil nos últimos anos vem merecendo maior relevância e, aos poucos, tenta libertar-se do caráter pedagógico imposto à sua criação e ao seu leitor. Nesse sentido, a leitura do texto literário inicia um caminho rumo ao “ler por prazer”. Prazer, este, logrado pela fantasia, curiosidade e mistério, que desafia o leitor em cada linha do texto, a buscar a ligação da obra com sua vida, seu cotidiano, suas emoções, ou, simplesmente o deleite na interação com a obra, isto é, a arte. Conseqüentemente, tais fatores despertam o prazer estético suscitado pela leitura, ampliando aos poucos as expectativas desse leitor. Os contos de fadas, por possibilitarem uma gama intensa de mistério e elementos mágicos, são obras de relevante valor que favorecem um trabalho com os leitores infantis desde cedo, pois permitem a ativação da fantasia, imaginação e reflexão, pressupostos relevantes na formação de leitores competentes. Nesse contexto, nosso objetivo é discorrer sobre a importância dos Contos de Fadas para uma educação literária desde os primeiros anos de vida.

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Publicado

2008-07-05

Como Citar

Oliveira, V. B. (2008). A leitura dos contos de fadas e a formação do leitor. Signo, 33(55), 152-166. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.401

Edição

Seção

Artigos