Notas sobre aspectos gramaticais de ordem cognitiva e discursiva
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4190Resumo
Procuramos desenvolver uma discussão sobre a relação que a linguística funcionalista mantém com a linguística cognitiva, inclusive, a ela aliando-se para constituir um paradigma linguístico denominado de cognitivo-funcional, cuja pauta de investigação se empenha em estudar a língua em uso, ainda buscamos demonstrar aproximações entre os paradigmas que compõem a perspectiva cognitivo-funcional. Em seguida, tratamos de expor uma concepção de gramática centrada no uso que é entendida como um conjunto de regularidades que são convencionalizadas pelo uso concreto nas diferentes situações discursivas. As questões de análise envolvem o discurso e a interpretação das estruturas linguísticas, considerando o seu funcionamento, nas quais, analisamos indícios de eventos icônicos em textos do gênero tira em quadrinhos, corroborando indicativos relativos às questões elencadas pelo viés cognitivo-funcional. Como apontamentos finais destacamos dois itens provenientes das análises que demonstram motivações icônicas, quais sejam: a quantidade informações implica na codificação morfossintática e a organização sintática tem relação motivada pela ordem temporal dos fatos e pelas experiências do locutor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.