Interface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e franceses

Autores

  • Meire Virginia Cabral Gondim
  • Ana Cristina Pelosi Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4546

Resumo

A metáfora e a metonímia são recursos eminentemente humanos, presentes na linguagem da vida cotidiana, ambas consideradas estruturas de pensamento. No entanto, muitas vezes, essas manifestações misturam-se a ponto de não conseguirmos estabelecer de fato as fronteiras entre elas. Por isso objetivamos analisar a construção de metáforas e de metonímias e suas inter-relações nas concepções de violência de jovens com idade média de 11-13 anos, estudantes de duas escolas situadas nas cidades de Fortaleza, Ceará e Libourne, França. O trabalho foi realizado com base na pesquisa qualitativa, tendo como eixo um estudo comparativo que possibilitou-nos analisar a complexidade da construção de sentidos da categoria VIOLÊNCIA em termos sociocognitivos e culturais. O corpus analítico é constituído de trechos de entrevistas realizadas com 24 estudantes, divididos em 06 grupos de 04 integrantes (12 brasileiros, 12 franceses). A leitura e a análise dos dados basearam-se nos aportes teóricos da Linguística Cognitiva, em especial, a Teoria Cognitiva da Metáfora e da Metonímia – TCMM. A inter-relação metáfora/metonímia mostrou-se evidente quando os dois grupos discorreram sobre os sentimentos decorrentes de ações violentas, como a dor e a tristeza e quando usaram partes do corpo para comunicar esses sentimentos. Os dois grupos, ao conceptualizarem a violência, utilizaram-se de processos metafóricos e metonímicos o que nos permite sugerir uma universalidade parcial dos esquemas cognitivos de base corpórea para comunicar e expressar sentimentos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pelosi, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras, Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasilia (1981). Mestre em Linguística e Ensino de Inglês (Linguistics and English Language Teaching) pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1986) e Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1995). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, E. U. A. (2004), no Departamento de Psicologia, com a colaboração de Raymond W. Gibbs Jr. Lidera o Grupo de Pesquisa GELP-COLIN (Cognição e Linguística) registrado na Plataforma Lattes. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência em Psicolinguística e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos, sob os seguintes temas: categorização semântica, emergência da metáfora sob um aporte cognitivo-discursivo.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Edição

Seção

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013