A oralidade da escrita de Angela Lago: a representação da performance oral em “Sua Alteza, a Divinha”

Autores

  • Celso Sisto Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4649

Palavras-chave:

Conto popular. Reconto. Oralidade. Escrita. Literatura infantil.

Resumo

O presente artigo elabora, sob o domínio da cultura popular, e configura, sob o viés do conto popular recontado, a leitura da obra Sua Alteza, a Divinha, da escritora brasileira para crianças, Angela Lago. Pretende-se, em primeiro lugar, identificar, no reconto da escritora, a persistência dos modelos narrativos que a tradição popular de cunho escrito manteve vivo; em segundo, verificar se nesse reconto a narrativa assumiu modelo diferenciado dos tradicionais da cultura popular. Na sequência, busca-se comprovar a presença de forças que ora aproximam, ora afastam os textos do fundo comum da tradição e constatar o modo particular do reconto de Angela Lago.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Sisto Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Celso Sisto nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, mas está radicado no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realiza estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor da PUC do Rio Grande do Sul, atuando nos Cursos de Letras e Pedagogia, nas disciplinas de literatura infantojuvenil e artes cênicas, bem como de escrita criativa e contação de histórias. Também coordena, pela Faculdade de Letras da PUCRS, o projeto de contação de histórias, na Pediatria do Hospital São Lucas, que pertence à referida universidade. Escritor de livros para crianças e ilustrador, já publicou sete dezenas de livros e colecionou alguns prêmios, como autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1994 e 1999.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

Silva, C. S. (2014). A oralidade da escrita de Angela Lago: a representação da performance oral em “Sua Alteza, a Divinha”. Signo, 39(66), 58-77. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4649

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014