Oralidade em "Martín Fierro": formas de compreensão da função da oralidade na crítica literária

Autores

  • Sara Jaquelina Iriarte Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4674

Palavras-chave:

Oralidade. Martín Fierro. Gênero gauchesco. Literaturas heterogéneas.

Resumo

O presente trabalho visa esboçar um resumido trajeto sobre as considerações que recebeu a função da oralidade em Martín Fierro, de José Hernández, através da revisão bibliográfica de uma seleção de textos críticos relevantes. Ao longo de pouco mais de um século as considerações sobre a função da oralidade na literatura gauchesca tiveram várias transformações. Tendo sido confundida nos primórdios com a payada dos gaúchos, em uma segunda etapa a crítica começou a compreender a natureza representativa da língua gauchesca. Em uma terceira etapa, a função política da “apropriação” da cultura oral do gaúcho pela cultura letrada é enfatizada. Ao mesmo tempo o gênero gauchesco é associado a outros gêneros hispano-americanos de denúncia social que por meios estéticos afins procuram dar uma voz ao “outro”: o indigenismo e a literatura de imigrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Jaquelina Iriarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Estudos da Linguagem. Linha de pesquisa: Linguagem, Sentido e Tradução. Foco: Estudo das traduções brasileiras de Martín Fierro a partir da abordagem dos Estudos Descritivos da Tradução.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

Iriarte, S. J. (2014). Oralidade em "Martín Fierro": formas de compreensão da função da oralidade na crítica literária. Signo, 39(66), 118-126. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4674

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014