Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância

Autores

  • Valeska Virgínia Soares Souza

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.476

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância

Resumo

Este artigo visa contribuir para a agenda da Lingüística Aplicada no que se refere a utilização da Internet como ambiente virtual de aprendizagem para o processo de educação a distância; ambientes que são gerados a partir de sistemas de gerenciamento de cursos. Iniciamos nosso artigo com uma breve revisão de literatura buscando definir o termo “ambiente virtual de aprendizagem” no recorte da educação a distância. Observamos as interfaces do aprendiz disponibilizadas por três sistemas geradores de ambientes virtuais de aprendizagem, após uma breve descrição de cada um desses. Na seqüência, nomeamos algumas convergências e divergências nos quesitos que selecionamos para nossa análise. Apresentamos as análises das características em que as plataformas se assemelham e nas quais se diferenciam. Finalizamos o artigo revendo a definição que propomos para tais ambientes, refletindo se as três plataformas referendam o que tínhamos como pressuposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-05

Como Citar

Souza, V. V. S. (2008). Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância. Signo, 33(55), 117-138. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.476

Edição

Seção

Artigos