As múltiplas leituras da metáfora: desenhando uma metodologia de investigação
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5409Palavras-chave:
Metáfora. Metodologia. Interpretativismo, Dialogismo. Pensar Alto emGrupo.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir epistemologicamente o desenho de uma metodologia de investigação sobre o processo de interpretação de metáforas em textos literários na interface com o produto, ou seja, suas múltiplas leituras. A motivação da pesquisa desde o início foi investigar o que a ‘metáfora’ realmente significa para o ‘leitor empírico’, contribuindo, assim, para elucidar os processos sociocognitivos que podem ocorrer durante sua interpretação. A metodologia adotada é a qualitativa, de orientação interpretativista. O método principal, cujo processo de construção é o foco central do trabalho, é o Pensar Alto em Grupo, que resultou de uma adaptação do Protocolo Verbal. Esse método é associado a diários e entrevistas, para possibilitar a triangulação dos dados. Para verificar se há variação dos processos e das leituras da ‘metáfora’, tornou-se necessário gerar dados com vários grupos de leitores, constituindo assim um estudo de caso coletivo como estratégia de pesquisa. Esse desenho metodológico se insere no paradigma interpretativista, cuja epistemologia é a do dialogismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.