As múltiplas leituras da metáfora: desenhando uma metodologia de investigação

Autores

  • Mara Sophia Zanotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5409

Palavras-chave:

Metáfora. Metodologia. Interpretativismo, Dialogismo. Pensar Alto emGrupo.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir epistemologicamente o desenho de uma metodologia de investigação sobre o processo de interpretação de metáforas em textos literários na interface com o produto, ou seja, suas múltiplas leituras. A motivação da pesquisa desde o início foi investigar o que a ‘metáfora’ realmente significa para o ‘leitor empírico’, contribuindo, assim, para elucidar os processos sociocognitivos que podem ocorrer durante sua interpretação. A metodologia adotada é a qualitativa, de orientação interpretativista. O método principal, cujo processo de construção é o foco central do trabalho, é o Pensar Alto em Grupo, que resultou de uma adaptação do Protocolo Verbal. Esse método é associado a diários e entrevistas, para possibilitar a triangulação dos dados. Para verificar se há variação dos processos e das leituras da ‘metáfora’, tornou-se necessário gerar dados com vários grupos de leitores, constituindo assim um estudo de caso coletivo como estratégia de pesquisa. Esse desenho metodológico se insere no paradigma interpretativista, cuja epistemologia é a do dialogismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua nas seguintes áreas de estudos: metáfora, letramento, metodologia de pesquisa e pragmática. Seus interesses principais de pesquisa são a leitura e interpretação de linguagem figurada e formação de professor como agente de letramento. Organizou em parceria com Lynne Cameron (Open Univ., UK) e Marilda C. Cavalcanti (UNICAMP) o livro ‘Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach’, que saiu pela John Benjamins, em 2008.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

Zanotto, M. S. (2014). As múltiplas leituras da metáfora: desenhando uma metodologia de investigação. Signo, 39(67), 3-17. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5409

Edição

Seção

Dossiê: Métodos em Linguística Cognitiva