Multimodalidade da linguagem nas campanhas de prevenção HIV/Aids: uma análise cognitiva e cultural

Autores

  • Sheila Rocha Universidade de Caxias do Sul
  • Heloísa Pedroso Moraes Feltes Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6396

Palavras-chave:

Campanhas de Prevenção HIV/Aids, Multimodalidade, Metáfora, Metonímia e Modelos Culturais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e comparar a linguagem multimodal em campanhas de prevenção HIV/Aids, concentrando-se, principalmente, na perspectiva da Linguística Cognitiva, incorporando a abordagem de fatores regionais, culturais e identitários, implicados na produção dessas campanhas. Para isso, também investigam-se as diretrizes apontadas por políticas públicas de saúde no Brasil, em especial ao caso da Aids, e como o marketing social atua para a criação de melhores condições de vida para todos, utilizando a publicidade como uma ferramenta de propagação desses conceitos. Para atender a essa proposição, o corpus é formado por três cartazes de campanhas publicitárias lançadas em diferentes regiões do país. A investigação fundamenta-se na Teoria da Metáfora Conceitual, proposta por George Lakoff, Mark Johnson e autores associados, bem como nos estudos sobre multimodalidade, desenvolvidos, especialmente, por Charles Forceville. Através deste estudo, conclui-se que as metáforas/metonímias verbais e visuais evidenciam traços regionais, culturais e identitários, aproximando a linguagem do seu público-alvo e salientando especificidades que acionam o processo perceptivo dos receptores, contribuindo para a eficácia de mensagens que estimulam a mudança de hábitos e comportamentos.

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Biografia do Autor

Sheila Rocha, Universidade de Caxias do Sul

Estudos Sociais - Letras

Heloísa Pedroso Moraes Feltes, Universidade de Caxias do Sul

Letras

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

Rocha, S., & Feltes, H. P. M. (2016). Multimodalidade da linguagem nas campanhas de prevenção HIV/Aids: uma análise cognitiva e cultural. Signo, 41(70), 75-87. https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6396

Edição

Seção

vol. 41, nº 70 – Metáfora e metonímia: múltiplos olhares