Linguagem, interação e trabalho docente

Autores

  • Marcia Cristina Corrêa Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria –Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7321

Palavras-chave:

Linguagem. Interação. Trabalho docente. Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a tríade conceitual linguagem – interação - trabalho docente. Para isso, partimos do pressuposto que a docência é um trabalho. Apesar de parecer uma afirmação óbvia, as pesquisas que analisam as representações do trabalho docente demonstram dificuldades para definir essa profissão e, particularmente, para compreendê-la como um trabalho. Neste artigo, apresentamos um apanhado das ações desenvolvidas a partir do projeto Representações do agir docente; na sequência, discutimos as bases do Interacionismo Sociodiscursivo, que é o referencial teórico que utilizamos para a análise do trabalho docente. Essa escolha decorre da importância dada pela teoria ao estudo do papel da prática de linguagem em situações de trabalho, no caso, trabalho docente. Por fim, apresentamos alguns dados decorrentes de uma das ações do Projeto Representações do Agir docente, que tem por objetivo analisar as representações do agir docente em textos produzidos por alunos do Curso de Letras ao longo da graduação.

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Publicado

2016-03-16

Como Citar

Corrêa, M. C. (2016). Linguagem, interação e trabalho docente. Signo, 41(Especial), 03-19. https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7321