Argumentação e lógica natural: a proposta de Jean-Blaise Grize
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.7982Palavras-chave:
Argumentação. Lógica natural. Jean-Blaise Grize. Esquematização. Operações lógico-discursivasResumo
Na atualidade presenciamos um renovado interesse pela análise dos discursos argumentativos. A argumentação faz parte de nossa vida quotidiana. Em qualquer situação que pensemos, está presente. Cada um de nós, em diferentes momentos e diferentes circunstâncias é levado a argumentar sobre os prós e os contras de uma ideia, uma opinião, uma escolha ou uma decisão. Existem diferentes enfoques teóricos para o estudo da argumentação que se fundamentam em diferentes visões e definições de seu objeto de estudo, seus métodos e seus objetivos. O propósito deste texto é apresentar uma proposta teórico-metodológica da argumentação pouco difundida na América Latina que pode ser de grande utilidade para analisar todo tipo de textos. Esta é a que apresenta Jean-Blaise Grize, líder da escola de Neuchâtel, a qual está fundamentada na lógica natural da linguagem; uma lógica vista como processo, caracterizada por operações discursivas aplicadas a noções, capazes tanto de denotar como de designar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.