O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil

Autores

  • Diane Blank Bencke
  • Flávia Brocchetto Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.963

Resumo

Ler pela primeira vez a mesma poesia escrita em livro, em computador e em caderno escolar produz o mesmo efeito no leitor? Acreditamos que não porque o suporte é um dos aspectos que devem ser considerados na leitura (CHARTIER, 2001). Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a repercussão de dois suportes para a leitura poemática infantil: a internet - uma ferramenta tecnológica avançada que congrega uma rede mundial de computadores - e o livro - um dos mais conhecidos e tradicionais suportes do texto. O gênero textual eleito para este estudo contrastivo é a poesia, texto representativo pela riqueza verbal, no campo lexical, semântico, sintático e pragmático, sendo potencializador da “inteligência linguística” (GARDNER, 1994) e, portanto, adequado para o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas infantis. Sendo assim, os objetos de estudo escolhidos para essa investigação são os ciberpiratas “Chá”, “Zigue-zague” e “Flechas”, integrantes do site www.ciberpoesia.com.br (desenvolvido a partir da obra Poesia Visual de Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski) e os poemas “A mulher gigante”, “O quartinho dos fundos” e “Príncipe Herculano: o chato” do livro A mulher gigante (2000), obra escrita por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli e ilustrada por Laura Castilhos.

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Publicado

2009-01-05

Como Citar

Bencke, D. B., & Ramos, F. B. (2009). O efeito do suporte e as estratégias leitoras do texto poético na leitura poemática infantil. Signo, 34(56), 64-79. https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.963