Falando sobre experiências interculturais: o 'salto' cognitivo para o universo do outro

Autores

  • Ulrike Schröder

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v42i75.9803

Palavras-chave:

Cultural models. Prosody. Gestural metaphor. Interactional linguistics. Cognitive linguistics.

Resumo

Com base em análises de sequências filmadas nas quais intercambistas falam sobre suas experiências no exterior, mostraremos como eles conceitualizam tais vivências no plano verbal, vocal e visual-corporal. Os dados provêm do projeto desenvolvido pelo Núcleo Estudos de Comunicação (Inter-)Cultural em Interação – NUCOI que iniciou suas atividades na UFMG em 2012 (). O objetivo deste projeto contínuo é a criação de um corpus de vídeos e suas transcrições, que se baseiam em interações eliciadas entre participantes de culturas diferentes, bem como entre participantes que tenham o mesmo pano de fundo linguístico e cultural, para fins de comparação. No centro das conversas eliciadas, estão tópicos cotidianos e interculturais. Ao tomar como referencial teórico a Linguística Interacional e a abordagem sobre a metáfora cognitiva na sua expressão multimodal-gestual, ilustraremos como a coocorrência de meios lexicais, prosódicos, gestuais e mímicos formam características estilísticas como pistas de contextualização por meio das quais os participantes da fala-em-interação coconstroem suas experiências de forma criativa. Sendo assim, a experiência do 'outro' (otherness), bem como os 'abismos' entre as culturas e o momento do 'salto' para o outro universo incógnito são exibidos metaforicamente por elementos como olhos vastamente esbugalhados, pulos entonacionais, alongamentos, inspirações audíveis, acentos focais extra fortes, expressões lexicais e interjeições de constrangimento e estupefação, bem como gestos que metonimicamente refletem modelos culturais.

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Publicado

2017-09-11

Como Citar

Schröder, U. (2017). Falando sobre experiências interculturais: o ’salto’ cognitivo para o universo do outro. Signo, 42(75), 29-38. https://doi.org/10.17058/signo.v42i75.9803

Edição

Seção

VIII Conferência Linguística e Cognição