Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

Ao longo das últimas três décadas, as temáticas de cada EDEQ foram articuladoras de debates que contribuem para a consolidação da área de educação em Química. Neste ano de 2014, no 34º EDEQ, os debates e apresentações de trabalho envolvem a temática “Inovação no Ensino de Química: metodologias, interdisciplinaridade e politécnica”.

A apresentação dos trabalhos aceitos está organizada por área temática envolvendo os resumos e trabalhos completos.


2014

Sumário

Ensino e Aprendizagem

Corrida Periódica: uma ferramenta de aprendizagem PDF
Litiele O. da Fonseca, Aline F. de Araujo, Luis Alberto E. Dominguez 1-2
Projetos como proposta pedagógica para trabalhar seminário integrado & interdisciplinaridade no Ensino Politécnico PDF
Maria Aparecida Oliveira Moreira, Camila Carvalho Souza, Roberta Santos da Silva Coussirat, Concetta Schifino Ferraro, Eduardo Fischli Laschuk 3-9
A construção de saberes científicos com projetos ensino e valorização dos saberes populares no Ensino de Química PDF
Gileine Garcia de Mattos, Maira Ferreira 10-15
Cocaína e crack PDF
Camila Carvalho Souza, Maria Aparecida Oliveira Moreira, Solange Carvalho de Souza 16-21
Projeto interdisciplinar pré-sal – a química do pré-sal PDF
Rômulo Fraga de Oliveira, Alcides Veronese Neto, Aline Rosana Marin, Fernanda Bringhenti, Guilherme Pereira Preto, Jaqueline Lima da Silva 22-27
Conhecimento químico e produção escrita: uma “mistura” possível PDF
Márcia Cristina R. Oliveira, Deuzilene Marques Salazar 28-35
Estratégias para o Ensino de Química: a utilização de paródias para tornar o aprendizado significativo PDF
Carla Melo da Silva, Simone Mertins, Vander Edier Ebling Samrsla 36-37
O ensino de Química através de um projeto interdisciplinar PDF
Karen da Luz Cruz, Alzira Yamasaki 38-43
A experimentação como ferramenta de aprendizado no ensino da Química PDF
Simone Mertins, Carla Melo da Silva, José Vicente Lima Robaina 44-49
Inovando no processo de aprender: churrasco como tema interdisciplinar PDF
Aline Ribeiro, Ivete Ana Schmitz Booth, Ana Maria Coulon Grisa 50-57
A pergunta na aprendizagem em Química: a percepção de estudantes do Ensino Médio PDF
Luíza Vergara de A. R. Pinto, Juliana G. Nipper, Maurivan G. Ramos 58-65
A oficina temática “Planeta Água?” como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza PDF
Ticiane da Rosa Osório, Eril Medeiros da Fonseca, Bianca Maria de Lima, Idelcides Alexandre Munhoz Silveira, Maurícius Selvero Pazinato, Jéssie Haigert Sudati 66-72
Aprendizado do CTS/CTSA através de fotonovela: uma proposta de oficina para o auxílio no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental PDF
Bianca Maria de Lima, Idelcídes Alexandre Silveira Munhoz, Ticiane da Rosa Osório, Jéssie Haigert Sudati 73-74
Ensinando biomoléculas pelo viés da interdisciplinaridade PDF
Marcela M. Nunes, Luciane M. Heusner, Samuel R. Waechter, Tiago O. Fracari, Marcelo Rossatto, Larissa de Lima Alves, Fabiana L. B. Pires 75-76
Uma proposta CTS ao ensino de química no curso técnico integrado em agropecuária do IFRS-Ibirubá PDF
Edimilson Antonio Bravo Porto, Verno Kruger 77-84
Ensino através de seminários PDF
Márcia Teixeira Rodriguez, Concetta Schifino Ferraro, Dezembrino Santos, Eduardo Laschuk, Gabriela Rosa de Farias, Jéssica Inês Zanella, Pedro Rocha Da Rocha, Simone Peçanha Cunha 85-88
Ensino de Ciências e Química aliado à tecnologia: uma proposta articulando Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na formação científica dos jovens PDF
Lairton Tres, Chaiane Brock, Cristhyane Luize Kuhn, Daiana Sachetti Santin, Giseli Guarienti Souza, Kátia Maria Caceres 89-96
Situação de estudo e o Ensino de Química: análise e discussão nos últimos anos das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) PDF
Leonardo Ribeiro Caetano, Renata Hernadez Lindemann 97-103
A vida no campo e o ensino de química: a agricultura familiar como aliada na construção de saberes PDF
Alessandra Carra, Lisiane Rosa Carra 104-110
Utilização de jogo Quebra-Cabeças como forma lúdica de ensino PDF
Pedro Rocha Da Rocha, Dezembrino Santos, Gabriela Rosa de Farias, Jéssica Inês Zanella, Márcia Teixeira Rodriguez, Simone Peçanha Cunha, Concetta Schifino Ferraro, Eduardo Laschuk 111-112
A nova proposta do Ensino Médio: o Ensino Politécnico PDF
Viviane Zanuzzo, Ana Vanessa Dias, Lairton Tres 113-114
Maresia: uma abordagem pedagógica em um projeto integrador PDF
Karine Arend, Anelise Grünfeld de Luca, Eliakin Sato de Borba, Erich Grünfeld Filho, Lara Santana Nascimento, Mariane Rodrigues Graciano 115-116
A utilização do lúdico como ferramenta de incentivo no processo de ensino-aprendizagem PDF
Maeli V. D. Vinholes, Andrei C. Rangel, Camila S. da Silveira, Thais M. da S. Muniz, Gleice Queli F. Simões, Gisele R. M. Brites 117-118
Análise das ideias dos estudantes sobre os tópicos: estabilidade, tipos de ligações químicas e suas representações PDF
Maurícius Selvero Pazinato, Mara Elisa Fortes Braibante, Ana Carolina Gomes Miranda 119-126
A Oficina “Gases no Cotidiano”: uma experiência de inclusão de alunas bolsistas do ensino médio PDF
Carolina Rodrigues Preto, Fábio André Sangiogo, Aline Joana R. Wohlmuth A. dos Santos, Marcelo Coelho Denis 127-132
A Iniciação Científica na educação básica: uma possibilidade para desenvolver o letramento científico PDF
Lisandra Catalan do Amaral 133-139
Carboidratos: diferenciando açúcares redutores e não-redutores – uma experiência com estudantes de Ensino Médio PDF
Samuel Rodrigo Waechter, Marcela M. Nunes, Tainan Massotti de Lima, Marcelo Rossatto, Larissa de Lima Alves 140-141
Uso de modelos na contextualização da teoria atômica PDF
Jéssica Penteado Machado, Bianca Larrea Machado, Rafael Veloso Ferreira, Laura Freire Melo, José Vicente Lima Robaina 142-149
Problematização no Ensino de Química: uma análise de trabalhos em um evento da área PDF
Camila Simões Pires, Renata Hernandez Lindemann 150-155
“Aulão” uma proposta interdisciplinar dos PIBID Química e Matemática da UNIPAMPA PDF
Francieli M. Chibiaque, Maria Cecília M. Ávila, Clarissa M. de Sousa, Márcia V. Firme 156-157
Charges e tirinhascomo material didático no processo de ensino e prendizagem de saberes científicos da química PDF
Cleusa Sttffen, Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Nilvo Airton Rodrigues Junior 158-165
A importância do professor pesquisador: Uma reflexão envolvendo projetos temáticos desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID PUC-RS PDF
Ricardo de Souza Machado, Concetta Ferraro, Eduardo Fischli Laschuk 166-173
Situações de estudo e CTSA: uma abordagem metodológica para o Ensino Fundamental e Médio PDF
Karine de Freitas dos Santos, Lairton Tres, Ademar Antonio Lauxen 174-181
O ensino de Química por meio das comunidades virtuais de aprendizagem PDF
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos 182-189
A química através da máquina de lavar: um enfoque na ciência-tecnologia-sociedade e ambiente (CTSA) PDF
Kátia M. Caceres, Lairton Tres 190-197
Drogas e implicações na saúde humana: um projeto pela função social da Química PDF
Nicole Glock Maceno, Mayara Gelamo, Thiago Rosa, Marielli Gonçalves, Maria da Graça Moraes Braga Martin 198-205
Reflexões sobre a prática de ensino no estágio curricular: discutindo a importância da água PDF
Lenise R. da Rocha dos Santos, Ana Paula Härter Vaniel 206-213
Tabela Periódica comestível: Uma experiência inovadora para facilitar a aprendizagem dos alunos PDF
Nycollas Stefanello Vianna, José Vicente Lima Robaina 214-215
O uso de oficinas pedagógicas para a complementação do ensino de disciplinas de físico-química. PDF
Matheus R. Jacobs, Eduarda B. Fehlberg, Eduardo F. Laschuk 216-223
Concepções prévias de estudantes de Ensino Fundamental relacionadas à pesquisa PDF
Mônica da Silva Gallon, Cintia Regina Fick 224-230
A concepção dos alunos sobre novas metodologias no Ensino de Funções Químicas: o caso de uma Escola Pública do Município de Belém-PA PDF
André Silva dos Reis, Maria Dulcimar de Brito Silva, Victtor Takeshi Barreiros Yano 231-238
Ensino de Química no PROEJA: descobrindo o laboratório e suas vidrarias PDF
Marcia Melchior, Paula Boeck 239-243
Estudos de caso: uma abordagem alternativa para o estudo de eletroquímica no Ensino Médio PDF
André Abreu Martins, Tania Denise Miskinis Salgado 244-252
Situação de estudo “A química dos alimentos” como forma de abordagem de modelos de ligações químicas PDF
Kelen Fontana da Silva, Claudete Terezinha Dal Canton Giacomini, Gabriela Bordin, Issacar Wustrow, Vanessa Louise Carniel, Ana Paula Härter Vaniel 253-254
A construção de saberes científicos através da situação de estudos solos: uma proposta para o estudo das funções inorgânicas PDF
Ana Vanessa Dias, Denise de Mello Resende, Ivancléia Fernandes de Lima, Janaína Karlinski, Veronica Possamai Carvalho, Ana Paula Härter Vaniel 255-256
Situação de estudo: a fotografia como tema para estudo dos conceitos de reações químicas inorgânicas PDF
Matheus Júnior Heissler Hilger, Cassiara Cassol, Caroline Farias, Tábata Marini Bedin, Ana Paula Härter Vaniel, Thélli Camargo Faria Arsand 257-258
Luzes coloridas no céu: situação de estudo para o ensino de conceitos de Estrutura da Matéria PDF
Cláudia Salvalaggio, Géssica Hendges, Joara de Melo Pilar, Jóice Magali Barriquel de Campos, Nelsi Suzana Cunico, Ana Paula Härter Vaniel 259-260
Elaboração de vídeos pelos alunos do Ensino Médio: possibilidades para o Ensino de Química PDF
Vanessa de Oliveira Quinalha Crosatti, Karine Arend, Anelise Grünfeld Luca 261-268
Contribuições da Química em um projeto interdisciplinary PDF
Roberta Almeida dos Santos, Alzira Yamasaki 269-275
Resolução de problemas no Ensino de Química: um exemplar de atividade sobre processos de separação de misturas PDF
Janessa Aline Zappe, Inés Prieto Schmidt Sauerwein 276-280
Feira do conhecimento: autonomia na forma de ser, pensar, agir e aprender PDF
Neide Marlene Traesel, Lezita Zalamena Schmitt, Suéli Daline Aurelio Fagundes, Angela Maria Ferro, Vânia Dinara Rigon, Rosane Schiewe Reis, Elides Battirola Waschburger 281-282
O ensino através da CTSA: uma proposta curricular para o Ensino Fundamental aliando o conhecimento acadêmico à prática pedagógica PDF
Jenifer Schavetock, Lairton Tres 283-284
Estratégias metodológicas diferenciadas para o ensino de separação de misturas PDF
Valesca V. Vieira, Mara E. F. Braibante, Ana C. G. Miranda 285-292

Educação Ambiental

Caracterização química e biológica de Scheffera arboricola e de Ceiba speciosa em uma oficina de artes e de ciências PDF
Mônica de Oliveira Bauska, Maria da Graça Cerutti 293-294
Escola/Universidade: PIBID de Química na perspectiva crítica da Educação Ambiental PDF
Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Ines Matos Uhmann 295-300
Percebendo as questões ambientais: em busca da sensibilização dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFRS/Câmpus Feliz PDF
Cristiane Inês Musa, Leandro Neutzling Barbosa, Gláucia Cardoso de Souza, Eniz Conceição Oliveira 301-302
Práticas sustentáveis aplicadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA PDF
Rosana Hansel dos Santos 303-310
Gestão de Resíduos aplicada à experimentação no ensino de Química Analítica Quantitativa PDF
Lizete Dilene Kotowski, Ana Maria Spohr Recchi, Cristiane Helena da Silva 311-318
Discutindo imagens: uma modalidade didática para o ensino com foco na Educação Ambiental PDF
Ana Maria Spohr Recchi, Lizete Dilene Kotowski, Rosangela Ines Matos Uhmann 319-324
A Relação entre consumo e meio ambiente na concepção de estudantes do Ensino Fundamental PDF
Cíntia Regina Fick, Mônica da Silva Gallon 325-331
Projeto biocicleta: uma ação na área da sustentabilidade PDF
Cássia Betina Thomaz, Mayellin R. Hoffmann, Valquiria da Silveira 332-333
A invasão dos Polímeros: a vasta utilização de polímeros na modernidade PDF
Itiara L. Rizzi, Eliane T. da Silva, Luis Alberto E. Dominguez, Viviane M. S. Tavares 334-335
Pilhas e baterias: a construção de uma oficina interdisciplinar no PIBID PDF
Lucas Panizzi Bregles, Andréia Carvalho da Silva, Thaís de Freitas Ribeiro, Avner Staimetz da Rosa, Tania Denise Miskinis Salgado 336-337
O Ensino de Química e a Educação Ambiental: perspectivas de um Ensino Contextualizado PDF
Regina Roncato Pellizzari, Giovana Zanella de Lima, Ademar Antonio Lauxen, Lairton Tres 338-343
Biodigestores e sua aplicação na escola PDF
Taís B. Goulart, Natalia B. Alves, Nicole P. Ferreira, Everton F. Machado, Santiago N. Cuadros, Norma C. Lopes, Débora Simone F. Gay, Marcia V. Firme 344-350
Percepção de estudantes do Ensino Fundamental sobre o impacto do plástico no meio ambiente PDF
Cristiane da Cunha Alves, Loossllen Queerolayn Goulart dos Santos, Ana Lucia Saraiva Bastos, José Vicente Lima Robaina 351-357
Compostagem na escola PDF
Ana Claudia de Jesus, Luana Stank, Sabrina Visolli, Carolina Rocha Bauer 358-359
Lixo eletrônico: uma análise sob a perspectiva ambiental das ações institucionais do município de São Borja/RS PDF
Taiane Lopes Schmidt, Guilherme Pivotto Bortolotto, Denis da Silva Garcia 360-367

Currículo e Avaliação

Ensino Médio Politécnico: a exigência interdisciplinar e seu impacto na organização das Escolas Públicas Estaduais. PDF
Bruna Carminatti, José Claudio Del Pino 368-374
Análise do currículo de ciências da 8ª série/9º ano como ação do projeto Observatório da Educação PDF
Ana Rutz Devantier, Christian Masseron Nunes, Maira Ferreira 375-381
A construção de unidades didáticas como alternativa à desfragmentação da disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental. PDF
Flávia de Nobre Campelo, Maira Ferreira 382-389
Interdisciplinaridade e Politecnia: concepções de educadores PDF
Lauren Heineck de Souza, Vanessa Vian, Juliana Flores, Miriam Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino 390-391
Produção e Reciclagem do Papel: desenvolvendo propostas curriculares diferenciadas numa abordagem CTS PDF
Cássio Henrique Henn, Eunice Beatris Soares Martins, Simone Soares 392-399

História e Filosofia da Ciência no Ensino

“Cafezinho Histórico”: uma proposta integrada de contextualização histórica e adaptação e/ou recriação de experimentos clássicos PDF
Thiago M. Pantoja, Victor H. J. M. Santos, Matheus R. Jacobs, Eduarda B. Fehlberg, Ângelo Morelle, Bruna N. Coelho, Tiziano D. Rosa 400-401

Ensino em Espaços Não-Formais

A Química nas panelas – educação em Química voltada para a comunidade PDF
Melissa da Cruz, Tania Renata Prochnow 402-408
O clube de química como fator de motivação para a aprendizagem de Química PDF
Viviane Fermiano Alves, Carolina Paz Mohamad Isa, Clarissa Menna Barreto, Débora Perônio da Silva, Larissa Anacleto Lopes, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro 409-416
Ciranda da Química divertida: atividades de Química durante a 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul PDF
Nêmora Francine Backes, Matheus Wink, Wolmar A. Severo 417-418
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Ensino Técnico em Química PDF
Caroline Oliveira, Júlia Ramm, Gláucia Endres, Camila G. Passos, Tania Denise M. Salgado 419-425

Experimentação no Ensino

Aula prática no Ensino Médio PDF
Renata S. da Silva, Daiele G. da Cruz, Luis Alberto E. Dominguez, Viviane Maciel S. Tavares 426-427
Química na hora do recreio PDF
Roseli Otesbelgue, Vera Lúcia Brião, Maira Ferreira 428-429
Projeto de Extensão Experimentando em Ciências: oficinas experimentais de Química PDF
Lucélia Hoehne, Jane Herber, Augusto Pretto Chemin, Sibele Kunze Kehl, Ieda Maria Giongo, Miriam Inês Marchi, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Wolmir José Böckel 430-431
“Fábrica de Experimentos”: desenvolvimento de acervo de atividades experimentais como amparo às ações de extensão universitária PDF
Victor H. J. M. Santos, Bruna G. Höher, Bruna G. Pinheiro, Bruna L. Elger, Felipe S. M. Simundi, Bettina M. Nogueira, Tiziano D. Rosa 432-433
A abordagem da História da Aspirina para o Ensino de funções orgânicas na disciplina de Química. PDF
Mayara C. Mombach, Alexandra Apª do Amaral, Rosane Baldissera, Jackson L. M. Cacciamani, Bruno S. Pastoriza, Julio Trevas 434-435
Oficina Pedagógica: descobrindo a Química por meio da experimentação e do ensino contextualizado PDF
Ana Paula dos Santos Agertt, Fernanda de Moura Malheiros, Camila Rosado da Silveira Ohlweiler, Jenifer Hofmann, Sayane Becker 436-442
A Reativação do Laboratório Escolar e sua importância PDF
Valdecir B. Meirles, Kauana G. C. Esteves, Suelen C. Loreto, Antonio L. Ortigara Filho, Kamile B. Sorares, Adriana A. Ramos, Milena S. Esmério, Debora Simone F. Gay, Marcia V. F. Firme 443-444
O uso da experimentação no Ensino de Química: uma abordagem problematizadora na Educação de Jovens e Adultos PDF
Camila Silva da Silveira, Elenilson Freitas Alves, Márcia Von Frühauf Firme, Mariene Rochefort Cunha 445-446
Bolo de caneca como ferramenta para o ensino de estequiometria PDF
Karine Radünz, Geovane de Souza Almeida, Marcele dos Santos Oliveira, Roberto Lopes Lima, Débora Madeira Alvira, Thays Soares Rita, Matheus Rocha Fagundes Vilanova, Valéria de Souza Cruz, Márcia Von Frühauf Firme, Débora Simone Figueredo Gay 447-452
Um Estudo sobre as soluções Ácidas e Básicas no Ensino de Química PDF
Cristiane Helena da Silva, Rosangela Ines Matos Uhmann, Cenira Bremm 453-460
Estudo cognitivo da experimentação no Ensino de Química PDF
Cíntia Domingues Tusnski, Aline Machado Dorneles 461-462
Respiração Anaeróbica: uma abordagem experimental para o ensino de Química e de Biologia PDF
Anelise Grünfeld de Luca, Sandra Aparecida dos Santos, José Claudio Del Pino 463-469
Aproximando a experimentação do cotidiano dos estudantes de Ensino Médio PDF
Flávio H. C. Bottura, Cláudia J. de Almeida, Fabiana L. B. Pires, Fernanda A. Wiedthauper, Lidiane P. E. Dallabrida, Marcela M. Nunes, Marcelo Rossatto, Thatiane de B. Stähler 470-476
Esmalte de unhas: uma temática para o Ensino de Funções Orgânicas PDF
Michele T. Reis, Ana C. G. Miranda, Mara E. F. Braibante 477-484
Reaproveitamento de alimentos na significação conceitual em Ciências PDF
Maiara Helena de Melo Malinowski, Rosangela Ines Matos Uhmann, Carolina Vedooto Scheneider 485-486
Jogos Didáticos em sala de aula no Ensino de Ciências PDF
Franciele Siqueira Radetzke, Rosangela Ines Matos Uhmann, Judite Scherer Wenzel 487-492
Construindo a interdisciplinaridade, com base no tratamento e conservação dos recursos hídricos, através da experimentação PDF
Adriano Esteve Oliveira, Lorena Garcês, Luciene Esteve Oliveira, José Vicente Lima Robaina 493-494
Teste de Chamas: uma prática diferenciada para o Ensino de Química PDF
Raquel Kunst, Judite Scherer Wenzel, Rosangela Ines Matos Uhmann, Cenira Bremm 495-499
Investigação da adulteração do leite e sua composição química, através de oficina temática PDF
Ana C. Sulzbach, Ângela M. Durand, Mara E. F. Braibante, Michele T. Reis, Sabrina G. Klein, Valesca V. Vieira 500-507
Investigando os alimentos: uma proposta de trabalho visando o desenvolvimento de competências por meio de experimentação PDF
Eduarda B. Fehlberg, Bruna G. Höher, Lisandra C. do Amaral 508-515
Experimentação: Extrato de repolho roxo usado como indicador natural de Ácido e Base PDF
Letícia Sausen, Janine Liara Bergmann, Rosangela Ines Matos Uhmann 516-517
Biblioteca em ação: o prazer da leitura no IF Farroupilha- Câmpus Panambi PDF
Jenifer Hoffmann, Dafne Silva de Freitas, Fernando Bottega Pertille, Rudião Rafael Wisniewski 518-522
Desvendando as propriedades dos minerais: Uma atividade investigativa. PDF
Ângela Malvina Durand, Mara Elisa Fortes Braibante 523-530
Reações redox através de uma atividade experimental de verificação PDF
Mara Elisa Fortes Braibante, Fernando Vasconcelos de Oliveira, Sabrina Gabriela Klein 531-538
Compreendendo o balanceamento de equações químicas por meio da utilização de um simulador virtual PDF
Débora Harms Stangherlin, Rosangela Ines Matos Uhmann, Cenira Breem 539-544
O comportamento de alguns gases no Ensino da Química em aula prática PDF
Jane H. Kornowski, Cenira Bremm, Rosangela Ines Matos Uhmann, Fabiane de Andrade Leite 545-550
Experimentação como estratégia de ensino inserida em oficina temática no ensino de Química – Álcool PDF
Gabriela Rosa de Farias, Concetta S. Ferraro, Eduardo F. Laschuk, Simone P. da Cunha, Dezembrino J. L. Santos, Jéssica I. Zanella, Márcia T. Rodriguez, Pedro R. da Rocha 551-558
Revitalização do laboratório de ciências: uma contribuição do projeto PIBID/Química na formação de professores PDF
Thais B. Parizzi, Fernanda M. Righe, Gabrieli C. da Silva, Morilo A. Delevati, Leandro M. Frigo 559-567
A experimentação e as narrativas no portfólio: parceria licenciando e professor PDF
Ana Luísa V. Ritter, Mônica de Q. Silva, Monize M. Neves 568-569
Problematização de uma prática experimental com gasolina no Ensino de Química PDF
Rosangela Ines Matos Uhmann, Ana Maria Spohr Recchi 570-575
Experimentação do teste da chama: questionamentos e aprendizagens no Ensino de Química. PDF
Lucimar Rocha Monteiro, João Batista, Maicon Garcia 576-577

Linguagem e Cognição

A Escrita, a Leitura e a Fala em cursos de graduação em Química: um olhar para a Revista Química Nova PDF
Alex Pires de Mattos, Judite Scherer Wenzel 579-586

Materiais Didáticos

Utilização de jogos didáticos no ensino de Química: jogo da memória sobre placas de identificação de produtos químicos perigosos PDF
Caio Renan Goes Serrão, Fernando da Costa Barbosa, Maria Dulcimar de Brito Silva 587-588
Metodologias diferenciadas no Ensino de Química e o jogo Chemistry in the City PDF
Angela C. C. do Nascimento, Bárbara M. Arrigoni, Cynthia T. D. Fortunato, Leonardo P. de Andrade, Shirlene Maass, Vinicius G. Celante 589-590
PIBID Química e o Banco da Diluição: uma experiência lúdica PDF
Shirlene Maass, Angela C. C. do Nascimento, Bárbara M. Arrigoni, Cynthia T. D. Fortunato, Leonardo P. de Andrade, Vinicius G. Celante 591-592
“Dados Orgânicos”: um jogo didático envolvendo o tema especiarias para o estudo das funções orgânicas PDF
Ângela R. Kraisig, Ana C. Sulzbach, Eduardo J. M. Dutra, Mara E. F. Braibante, Ana C. G. Miranda 593-599
A Química dos corantes: um jogo didático como proposta para o ensino de funções orgânicas PDF
Greyce A. Storgatto, Valesca V. Vieira, Ana Carolina G. Miranda, Mara E. F. Braibante 600-607
Análise das analogias utilizadas em quatro livros didáticos de Química sobre o modelo atômico de Thomson PDF
Andreza Mesquita Martins, Josivane Lopes Ramos, Jessica Campos Martins, Maria Dulcimar de Brito Silva, Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves, Lucicleia Pereira da Silva 608-615

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino

TIC no Ensino de Química: análise em periódicos nacionais nos últimos dez anos PDF
Aline B. Soares, Claudia Smaniotto Barin 616-623
Proposta de ensino de Termodinâmica mediada por Tecnologias das Informação e Comunicação PDF
Márcio Marques Martins 624-631
Simulador computacional: uma maneira de facilitar a aprendizagem sobre o Efeito Estufa PDF
Leandro Neutzling Barbosa, Cristiane Inês Musa, Eniz Conceição OIiveira, José Claudio Del Pino 632-633
Apreciações discentes sobre o software educacional “RESSONÂNCIA” PDF
Johan Carlos Costa Santiago, Prisna Jamile Santos Leder, Glauce Catarine Malheiros Maia, João Joaquim Campos da Costa, Maria Dulcimar de Brito Silva 634-639
Ensino de Química em um ambiente virtual PDF
Jordania Da Silva Del Sacramento, Roberta da Silva e Silva, Luís Alberto Echenique Dominguez 640-641
Simulação computacional na realidade da EJA: uma intervenção relacionada com os estados físicos da matéria PDF
André Taschetto Gomes, Isabel Krey Garcia 642-649

Ensino e Cultura

Estudo sobre os saberes populares utilizando conhecimentos científicos PDF
Isadora Salvático Waskevicz, Maristela de Aguiar, Júlia Luísa Antonelo, Elenise Tiepo, Clóvia Marozzin Mistura 650-651
Poetizando a Química: abordagem do conteúdo de funções inorgânicas utilizando a poesia PDF
Gabriella Eldereti Machado, Flávia Moura de Freitas, Janisse Vessozi Londero, Luciana Vigil Ferrão 652-656
Construindo educação científica a partir do resgate do saber popular do coalho caseiro PDF
Débora Salvalaggio, Clovia Marozzin Mistura 657-658

Ensino e Inclusão

Química e Alteridade: o uso de diferentes metodologias para o processo de ensino e aprendizagem no paradigma da inclusão PDF
Tiago O. Fracari, Camila R. Da S. Ohlweiler, Edela Lutz, Fabiana L. B. Pires, Fernanda M. Malheiros, Jenifer Hoffmann, Letícia L. de Paula, Lucilene L. Oliveira, Raquel R. a Silva 659-666
Experiências de ensino e aprendizagem: uma reflexão sobre inclusão e acessibilidade na Química PDF
Maicon F. Garcia, Monize M. Neves, Aline M. Dorneles 667-668

Formação de Professores

A formação contínua de professores em roda de conversas e o uso do ambiente virtual Moodle PDF
Ademar Antonio Lauxen, Alana Neto Zoch, Aline Locatelli, Ana Paula Härter Vaniel, Janaína Chaves Ortiz, Joana Bratz Lourenço, André Brambilla, Bruna Barriquel Segat, Lairton Tres, Lucas Brandalise Menezes, Patrícia Benevenuto dos Santos, Renatha Kerolayne Biazus Araujo 669-675
PDPP – Possibilidades de ações no Ensino de Química e narrativas das experiências pedagógicas vivenciadas em Portugal PDF
Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa 676-677
Perspectiva interdisciplinar na concepção de estagiários de um curso de Licenciatura em Química PDF
Josiele O. da Silva, Eliezer A. Martins, Bruna J. Gehrke, Maira Ferreira 678-685
Diferentes metodologias de ensino para o ensino de Reações Químicas em aulas de Ciências do Ensino Fundamental PDF
Mayara M. L. de Souza, Lisandra C. do Amaral, Concetta Ferraro 686-691
O uso da experimentação em uma turma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – PARFOR da Universidade do Estado do Pará PDF
Maria Dulcimar de Brito Silva, Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves, Andreza Mesquita Martins 692-693
A formação continuada de professores de Química nos ciclos formativos da UFFS e nos últimos dois anos dos EDEQS PDF
Liziane Andressa Dauek, Martinho Kroetz, Judite Scherer Wenzel 694-699
Conscientização e estilo de pensamento: elementos no processo de constituição do ser professor de Química ao longo da formação docente PDF
Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques 700-707
Imagens da docência contribuindo para a formação inicial de professores de Química PDF
Fabiane de Andrade Leite, Maiara Helena de Melo Malinowski, Cristina Ramos Trindade 708-715
Vivências na Formação de professores de Química na cidade de Aveiro em Portugal
Eunice Beatris Soares Martins 716-717
Troca de saberes entre alunos em formação inicial e professores da rede pública de ensino da cidade de Manoel Viana PDF
Janisse Vessozi Londero, Gabriella Eldereti Machado, Calinca Jordânia Pergher 718-719
A experimentação no Ensino de Química: estilos de pensamento dos professores em formação continuada PDF
Tatiana Maria Kapelinski, Fabiane de Andrade Leite 720-721
A Formação do Professor Pesquisador de Educação em Ciências no PIBID à distância PDF
Ana Laura Salcedo de Medeiros, Maria do Carmo Galiazzi 722-728
O estágio em Química como ferramenta para a reflexão da Prática Docente: relato de uma experiência PDF
Mara Elisângela Jappe Goi, Christian Dias Azambuja 729-736
A importância da docência voltada para a formação docente PDF
Éderson de Barros, Lairton Tres 737-738
A Educação Ambiental ministrada de forma interdisciplinar: a necessidade da Formação Continuada para professores da Educação Básica PDF
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Camila Greff Passos, Carla Sirtori 739-747
Formação de professores e o educar pela pesquisa: a disciplina de Educação Química PDF
Danusa Bender, Ademar Antonio Lauxen 748-753
Construção de Puff: um modo de discutir as Questões Ambientais e Sociais na sala de aula PDF
Kauana G. C. Esteves, Valdecir B. Meireles, Adriana A. Ramos, Suelen C. Loreto, Kamile B. Sorares, Antonio L. Ortigara Filho, Milena S. Esmério, Elenilson F. Alves, Marcia V. F. Firme, Debora Simone F. Gay 754-755
Oficina com professores: uma prática pedagógica motivacional PDF
Kamile B. Soares, Valdecir Berdet, Kauana G. C. Esteves, Suelen C. Loreto, Antonio L. Ortigara Filho, Milena S. Esmério, Márcia V. F. Firme, Débora Simone F. Gay 756-757
Prática Profissional Integrada: articulando práticas interdisciplinares na formação inicial PDF
Flávia Moura de Freitas, Gabriella Eldereti Machado, Janisse Vessozi Londero, Rodrigo Dalosto Smolareck 758-759
O PIBID-Química vem contribuindo com a experimentação em aulas de Ciências PDF
Fabiane Gritzenco, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Ines Matos Uhmann 760-765
Constituindo-se Professora: as reflexões a partir dos registros no diário de bordo PDF
Luana Julia Gambin, Ademar Antonio Lauxen 766-771
As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática PDF
Fernanda Hart Garcia, Denis da Silva Garcia 772-776
Atuação da Química em um projeto interdisciplinar no âmbito do PIBID Ciências e Matemática PDF
Michele Dubow, Joélcio Rosa da Silva Júnior, Maira Ferreira 777-783
A Psicologia Histórico-Cultural e sua contribuição para o ensino e para a formação docente: apresentando a Prática Profissional Integrada PDF
Fabiana Lasta Beck Pires, Cátia Keske, Sylvia Messer, Marcelo Rossatto, Janerson Adoryan, Fernanda A. Wiedthauper 784-791
Recurso audiovisual para o Ensino da Química: proposta de atividade interdisciplinar em prol da formação docente PDF
Clarice Pedrolo, Érico Bittencourt, Fabiana Lasta Beck Pires, Marcela Martins Nunes, Samuel Rodrigo Waechter, Tainan Massotti de Lima 792-798
Problemática local em atividades docentes: uma pesquisa na Licenciatura em Química PDF
Danilo Oliveira do Nascimento de Andrade, Lisiane R. Kappes, Michele C. Enck, Rafael P. Flores, Rogério E. Tolentino, Fábio Peres Gonçalves 799-800
Tirando a cortina se revela o modelo de professor PDF
Deuzilene Marques Salazar, Arminda Rachel Mourão, Maria Isabel Santos Oliveira Neta 801-807
Curso de Resolução de Problemas na formação continuada de professores da Educação Básica PDF
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Flávia Piccoli 808-814
A gestão democrática da escola como tema de investigação para a formação do professor pesquisador PDF
Guilherme R. Müller, Ademar Antonio Lauxen, Lairton Tres 815-816
Reflexões sobre aulas de Química da Educação Básica a partir de uma pesquisa desenvolvida na graduação PDF
Ana Paula Hobuss, Fábio André Sangiogo 817-824
Reflexões sobre a elaboração de experimentos no ensino de química nas interações entre Escola e Educação Superior PDF
Juliana Cardoso Coelho, Fábio Peres Gonçalves, Ana Karina Timbola Hobmeir, Santiago Francisco Yunes, Danilo Oliveira do Nascimento, Douglas Janiel Lunkes, Lisiane Regina Kappes, Renato da Silva Custodio 825-832
Oficina pedagógica de química: aprendendo sobre a entalpia PDF
Érico Bittencourt Carvalho, Fernando Luiz Bohm, Zenaide Heinsch 833-834
A experimentação na formação de professores de Química: o coletivo na investigação do fenômeno em estudo PDF
Andréia R. de A. de Vasconcelos, Aline Machado Dorneles 835-836