APRENDIZAGEM PELOS MEIOS COMPUTACIONAIS: PROGRAMAÇÃO E ASPECTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

CRISTIANE GOULART PINTO, GUILHERME ÜREN, LUCAS TADEU HINTERHOLZ, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Os estudos no campo da Neurociência Cognitiva estão evoluindo e apontando-a como eficiente no auxílio e entendimento da construção do conhecimento. A partir da pesquisa desenvolvida com suporte de dois projetos intitulados: "Contribuição da Tecnologia Computacional para a Assistência Social" e "Unisc - Inclusão Digital", realizados na Universidade de Santa Cruz do Sul e executados por docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Computação, estão sendo estudados conceitos da Neurociência Cognitiva para a compreensão dos processos cerebrais que demonstram resultados de aprendizagem, junto ao uso do computador. São considerados aspectos como a memória, sentidos, relação familiar, realidade cultural e características do meio social do aluno. Dentre várias oficinas oferecidas, uma em especial foi utilizada na coleta de dados. A oficina oportunizou a programação de plataformas Arduino, através da qual o estudante insere no computador uma lista de instruções que acionam motores e LEDs conectados às plataformas a partir da linguagem de programação "C". Os participantes foram adolescentes entre 14 aos 17 anos e que não possuíam qualquer conhecimento prévio sobre programação. Para que a pesquisa se tornasse mais completa e contribuísse com o eixo que prevê o estudo e aplicação de novas técnicas sobre neurocognição e ou psicologia cognitiva, todos os estudantes antes mesmo do início dos estudos responderam ao teste de Abstração Reflexionante (Piaget, 1995) que solicitou a ordenação de passos de várias tarefas e, também, ao questionário complementar relativo aos aspectos da Neurociência Cognitiva. Segundo Damásio (1996), a razão humana não está relacionada a um único centro cerebral, mas sim a vários sistemas cerebrais dentro de muitos níveis de organizações neurais. Coloca também que as emoções, sentimentos e regulação biológica têm papel fundamental na razão humana. O organismo humano é a referência de base para as interpretações que as pessoas fazem do mundo e a construção do sentido de objetividade é parte essencial das experiências vividas. Neste sentido, a programação em meio computacional é incentivo à cognição humana. Como resultado parcial, observou-se que 80% dos participantes correspondeu à expectativa e apresenta características compatíveis com sua faixa etária e ordenação do pensamento lógico, sendo que, ao final da oficina que está findada, novos testes foram aplicados para comparação dos resultados iniciais e finais. Como proposição futura, o projeto contará com a aplicação de um eletroencefalograma de baixo custo, projetado por um dos bolsistas envolvidos. Este recurso irá auxiliar no mapeamento de regiões cerebrais ativas durante a execução de tarefas como ler e digitar. Este experimento pretende também ser validado junto ao projeto de extensão "Unisc - Inclusão Digital". É possível concluir que o suporte educacional prestado pela Abstração Reflexionante e a Neurociência Cognitiva são absolutamente necessários para que ocorram avanços do acompanhamento da aprendizagem relacionada à evolução do pensamento computacional.


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