A UTILIZAÇÃO DO TABLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

CRISTIAN SCHEID, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MARIA MADALENA DULLIUS

Resumo


Atualmente, percebe-se facilmente que o uso de recursos tecnológicos está se tornando algo cada vez mais presente do nosso dia a dia e a influência destes no nosso cotidiano é praticamente inevitável. Se estes recursos já são a nova realidade do nosso cotidiano, porque ainda não se fazem presentes em salas de aula, junto com os cadernos e canetas? Pensando nisto, o grupo de pesquisadores do subprojeto Tecnologias no ensino, alocado na pesquisa Tendências no ensino, tem como propósito investigar as implicações do uso de recursos computacionais pelos professores em seu fazer pedagógico. A pesquisa é desenvolvida no âmbito do edital 14/2013, Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e se intitula Inserção de recursos computacionais na Educação Básica nas áreas da Matemática e Física e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo principal desta investigação é estudar as possibilidades do uso de recursos computacionais, com ênfase nos tablets, nas áreas da Matemática e da Física. Também se tem o intuito de investigar quais as implicações de cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, focando no uso de tablets, na prática pedagógica dos participantes. Neste trabalho pretende-se socializar os dados decorrentes do uso de tablets com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em particular, na área da Matemática. Numa primeira fase, foram realizados estudos e discussões teóricas para investigar os principais problemas e dificuldades que os professores enfrentam atualmente ao trabalhar com recursos computacionais, neste caso os tablets. Posteriormente, estão sendo ofertados cursos de formação continuada com foco em conteúdos da Matemática para professores dos Anos Iniciais. 240Os encontros, que serão filmados e gravados, se fundamentarão em princípios da pesquisa-ação, pois se tem o intuito de que os professores participem como atores ativos. Os participantes serão desafiados a desenvolverem atividades utilizando tablets em sua prática pedagógica. Após a exploração das atividades, os docentes terão a tarefa de socializar os resultados com os demais participantes, bem como entregar um relatório avaliando o processo que ocorreu. Além disso, serão realizadas entrevistas com os alunos dos professores para investigar as percepções destes em relação ao uso de tablets, em particular nas aulas de Matemática. 240Os dados emergentes das discussões durante o curso, dos relatórios dos professores, das entrevistas com alunos e professores serão analisados junto de referenciais teóricos. Os resultados iniciais mostram que ainda existem dificuldades em utilizar o uso de tablets na educação, tanto no sentido operacional como a forma de inseri-los no contexto pedagógico. Outro detalhe evidenciado foi a limitação dos tablets em relação a alguns aplicativos que poderiam ser úteis em sala de aula. O que se espera é que os encontros com os professores sejam momentos de troca de experiências e de aprendizagem e que possibilite um avanço na integração de recursos computacionais, neste caso dos tablets, nos processos de ensino e de aprendizagem.


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