RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA

Lilian Pereira de Barros, Amanda Luisa Kessler, Ana Carolina Jühlich, Leni Dias Weigelt, Ronise Ferreira, Maristela Soares de Rezende

Resumo


A sociedade carece cada vez mais de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento da mesma. As Instituições de Ensino Superior (IES) embasam-se, para a formação profissional, em três fortes pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa tríade favorece a aproximação da universidade com a sociedade, oportunizando a investigação, possibilitando a autocrítica, refletindo e debatendo sobre vários assuntos, contribuindo para o crescimento acadêmico, proporcionando vivências, qualificando a formação profissional e habilitando para alcançar competências através de novos desafios. Nesse sentido, as IES, a fim de contemplar as necessidades da sociedade, incentivam os acadêmicos a interagirem em espaços diferentes aos da sala de aula, como em grupos de pesquisa que estimulam, a partir de uma perspectiva ética, o pensamento crítico e reflexivo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de acadêmicas da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) como bolsistas do projeto de pesquisa "Aplicação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): olhar avaliativo dos profissionais de saúde", desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS). Metodologicamente, este trabalho trata-se de um relato de experiência. Inicialmente, ocorreu a apresentação e a inserção no GEPS. Após o processo de seleção, iniciaram-se as atividades no projeto. Foram realizados vários encontros com o intuito de informar e conhecer o objetivo do mesmo, e as responsabilidades enquanto bolsistas, bem como o que deveria ser desenvolvido dentro do grupo de pesquisa. Diversas ideias e expectativas foram criadas em relação a contribuição de nós bolsistas num processo de construção de pesquisa e também quanto aos resultados relacionados ao PMAQ-AB. Foram desenvolvidas, dentro do projeto, leituras, buscas de artigos para aprimorar conhecimentos, e quando surgiam dúvidas, estas eram esclarecidas pelos professores.  No decorrer da pesquisa, fomos inseridas na escala de realização das entrevistas, a qual já estava provisoriamente organizada. As entrevistas eram gravadas em áudio para posterior transcrição, e apresentadas ao grupo da pesquisa nas reuniões semanais para discussão dos resultados obtidos, instigando novas buscas em referenciais teóricos, ampliando produção científica do grupo. A cada reunião registrávamos, em atas, as discussões, as conclusões e os planejamentos das atividades futuras. Além da participação na capacitação para bolsistas, oferecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, com palestras e oficinas, participamos na construção de artigos científicos e pôsteres. As primeiras entrevistas geraram muita ansiedade, uma vez que éramos iniciantes no processo de investigação científica. O nervosismo e o medo de sermos questionadas e não termos respostas adequadas aos questionamentos imperavam nesses momentos. Acreditamos que a nossa participação neste grupo de estudos e pesquisa em saúde, é fundamental para o crescimento pessoal e, principalmente, para o nosso futuro profissional, pois possibilita aprimorar a linguagem escrita e verbal, bem como, ao adquirir novas vivências, sedimentar conhecimentos, ampliando a visão crítica quanto à realidade investigada. Enfim, a inserção de acadêmicos no espaço da pesquisa contribui efetivamente na formação de cidadãos comprometidos e melhor articulados que poderão contribuir, seguramente, no desenvolvimento de uma sociedade.


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