INTERMIDIALIDADE EM OPSANIE SWIATA: A VEROSSIMILHANÇA NO NÃO VERBAL

Giulio Daniel Mello, Ana Claudia Munari Domingos

Resumo


Este resumo vincula-se com o projeto Intermidialidade: Objetos, Teorias e Práticas, cujo objetivo é a organização do campo de estudos da Intermidialidade, com vistas à delimitação de sua abrangência e à descrição de seus principais objetos, conceitos e metodologia, para os estudantes de Graduação e Pós-Graduação. A perspectiva dos estudos em Intermidialidade se estabelece a partir da Teoria da Literatura como instância da Literatura. Nosso ponto de partida está no entendimento de que a partir da internet e da comunicação em hipermídia, modificam-se as relações entre a realidade factual, o fictício e o imaginário, pois, através dessas novas tecnologias, há novos meios de produzir uma “sensação de real” ou mesmo de produzir verossimilhança. Nesse contexto, uma das tendências da ficção contemporânea brasileira está nessa produção de “realismo”, na relação com seus receptores.  Para tanto, uma de suas estratégias é o uso da linguagem não verbal, não apenas como um elemento narrativo, mas também para inserir a “realidade” extratextual. A partir desses apontamentos, o objetivo deste trabalho é, através de um dos romances do nosso corpus de estudo, Opsanie Swiata, de Veronica Stigger, analisar as imagens não verbais e sua função na obra. O enredo desenvolve-se a partir da carta de um filho enfermo pedindo ao pai até então desconhecido para que o visite em outro continente. A história, assim, tem como eixo a viagem do protagonista até seu filho, registrada entre o desejo da chegada e as lembranças da partida. A trama é tecida através de enredos paralelos que se desenvolvem a partir dos personagens que participam dessa viagem. Nesse sentido, as imagens não verbais se traduzem como anexos de um diário ou até mesmo como passagens de um guia de sobrevivência no Brasil, colocando o leitor intimamente entrelaçado com a aventura do protagonista. A narrativa aposta no aspecto sensorial com alterações intencionais até mesmo nas cores e na textura das páginas do livro, evidenciando elementos não verbais como uma maneira de imergir o leitor em um mundo fictício. Através da análise desses textos não verbais, colocamos Opsanie Sswiata como um exemplo das buscas, que na contemporaneidade concretizam-se em torno do contexto, que estão situadas, o romance ao evocar outras mídias – outras formas culturais e outras linguagens – procura trazer, visualmente, o mundo de fora do texto para tentar reforçar essa “sensação de real” que a literatura é capaz de erigir, o que não significa necessariamente uma biografia absoluta e sem desvios, mas uma ficção que entende os mecanismos da Intermidialidade como um meio de seduzir o leitor.



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