A JUSTIÇA DISTRIBUTIVA EM JOHN RAWLS E O PLANO BRASIL SEM MISÉRIA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 COMO GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE IGUALDADE E LIBERDADE E BUSCA DA CIDADANIA

Thadeu Weber, Cleidi Calgaro, Ana Paula Ludgren

Resumo


No presente trabalho se analisará o Plano Brasil sem Miséria, inseridopelo Governo Federal como política pública redistributiva, sob a leitura de JohnRawls, através da teoria da justiça. Verificar-se-á, também, como a teoria de Rawlscontribui para entender como se dá o processo das políticas públicas brasileiras e,se há a efetiva garantia de direitos fundamentais individuais de igualdade e liberdadeinseridos pela Constituição Federal de 1988 permitindo que haja a garantia dacidadania ao cidadão que vive em pobreza e pobreza extrema no Brasil. O presentetrabalho é fruto da pesquisa de Pós-doutoramento em Filosofia Política e FilosofiaJurídica realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul sob aorientação do Professor Dr. Thadeu Weber.

Palavras-chave: John Rawls. Políticas Públicas. Plano Brasil sem Miséria. DireitosFundamentais de igualdade e liberdade. Cidadania.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.