Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção

Revista do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Santa Cruz e do Programa de Pós-Gradução em Promoção da Saúde – Mestrado da Universiddade de Santa Cruz do Sul. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção é B3 no Qualis CAPES.


Imagem para capa da revista

APRESENTAÇÃO

A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção é a publicação oficial do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Santa Cruz e do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. O corpo editorial é composto por profissionais de diversas instituições de ensino e com uma alta capacidade crítica e formadora de opinião. Este periódico é um dos “veículos” para a divulgação das experiências e estudos científicos relacionados aos assuntos de vigilância epidemiológica, bem como aos de controle de infecção relacionados às doenças de notificação compulsória, doenças infecciosas, saúde ocupacional e áreas correlatas. A periodicidade é trimestral, com artigos originais de pesquisa clínica e experimental, artigos de revisão sistemática de literatura, metanálise, artigos de opinião, comunicações, imagens e cartas ao editor. Em situações oportunas serão elaborados suplementos com assuntos específicos como consensos, anais de eventos e séries especiais. O objetivo é apoiar a divulgação de ações realizadas no âmbito da epidemiologia que visem contribuir significativamente para a compreensão e controle dos problemas de saúde que afetam a sociedade em diferentes níveis de atenção à saúde. Participe conosco deste desafio e envie suas pesquisas.

BASE DE DADOS

Atualmente, a Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção está indexada nas seguintes bases:  
   
Indexador Abrangência
1. DOAJ - www.doaj.org Internacional
2. Latindex - www.latindex.unam.mx Internacional
3. e-Revistas - http://www.erevistas.csic.es Internacional
4. EZB Nutzeranfr​agen (Electronic Journals Library) - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.html Internacional
5. Sumários.Org - www.sumarios.org Nacional

FATOR DE IMPACTO

1. Universal Impact Factor (2012): 1.4038 - http://www.uifactor.org/

Notícias

 

RECI É PARCEIRA DO II CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

 
Prezados colaboradores!!

A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção é parceira do II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, a ser realizado de 18 a 20 de outubro em Santa Cruz do Sul. Os artigos completo aceitos poderão ser publicados na Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, conforme critérios do evento.
Acesse o site http://www.unisc.br/site/seminario_ppgps/ para mais informações!!!
Contamos com sua participação!!
 
Publicado: 2016-07-29
 

Comunicado aos colaboradores

 
Queridos colaboradores,
A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção vem por meio deste compartilhar o esforço para que a publicação de seus trabalhos se torne nacional e internacionalmente vista, se comprometendo em aumentar a visibilidade e a complexidade dos trabalhos publicados. No último ano publicamos 43 artigos, sendo 5% deles traduzidos para o inglês. Neste período apresentamos trabalhos de 13 estados diferentes, com destaque para o Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí. Além de contar com um conselho editorial especializado e multidisciplinar a RECI possui um grupo de mais de 375 pareceristas ad hoc que nos dão o selo de qualidade do que é publicado. Apresentamos todos os artigos publicados com título e resumo em português/inglês, ou ainda integralmente em inglês e também possuímos o Digital Object Identifier (DOI), que é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores. Seguiremos pleiteando indexação em mais bases de dados e investindo no propósito de divulgar pesquisas realizadas no âmbito da epidemiologia e controle de infecção, contribuindo para a compreensão e controle dos problemas de saúde que afetam a sociedade.
Para tanto, querido colaborador, esperamos poder contar com você em mais este ano visando o crescimento e desenvolvimento do nosso periódico, através de artigos consistentes e bem fundamentados, seguindo as normas exigidas pela revista, mantendo o contato com a equipe editorial e acompanhando todos os prazos. Além disso, pedimos que, se possível, enviar versão do trabalho em inglês na íntegra, por tradutor juramentado, assim aumentando a visibilidade da revista e principalmente de seu trabalho.
 
Publicado: 2016-04-13
 

DOI atribuídos aos manuscritos publicados antes de 2015

 
Prezados autores,
Informamos que já estão validados os DOIs de todos os manuscritos publicados na RECI antes do ano de 2015. Solicitamos que atualizem seus currículos lattes atribuindo o DOI a seus artigos. Assim poderemos, mais facilmente, fazer o acompanhamento de citações e downloads dos trabalhos.
Atenciosamente
Equipe Editorial
 
Publicado: 2016-01-20
 

Guia para pesquisadores iniciantes

 
Este guia é destinado aos pesquisadores em início de carreira que buscam entender melhor como funciona o processo de revisão por pares.
Para acessar o documento, clique no link: http://goo.gl/BvmJFA
 
Publicado: 2016-01-19
 

SCIELO EM PERSPECTIVA

 
o blog Scielo em perspectiva publica post sobre aprimoramento da avaliação por pares: guias, tutoriais e manuais de boas práticas

http://blog.scielo.org/blog/2015/05/12/aprimorando-a-avaliacao-por-pares-guias-tutoriais-e-manuais-de-boas-praticas/
 
Publicado: 2015-07-02
 

VERSÃO AHEAD OF PRINT

 
Desde o segundo semestre de 2015, a RECI está disponibilizando no formato “NO PRELO” os artigos aprovados para publicação tão logo eles sejam editados.

Dessa forma, aceleraremos a divulgação dos manuscritos disponibilizando-os para o acesso e para citação antes mesmo da composição final de cada novo número.
 
Publicado: 2015-07-02 Mais...
 

Novidades

 
A RECI pode ser encontrada agora também em: EZB Nutzeranfr​agen, Diadorim e Universal Impact Factor.  
Publicado: 2013-08-14 Mais...
 
Outras notícias...

v. 6, n. 3 (2016)

Sumário

CARTAS AO EDITOR

Paulo P. Gontijo Filho, Cristiane Silveira Brito, Lícia Ludendorff Queiroz, Daiane Silva Resende, Bruna Fuga Araujo, Rosineide Marques Ribas

QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

Fernando Pessuti, Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes, Lucila Pessuti Ferri