PROTOCOLO DE TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO NO CONTEXTO DE UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Samy Silberfarb, Bruno Ghellere Simião, Ana Cláudia Moschetti, Márcio Englert Barbosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento do protocolo de terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG) para o medo de falar em público utilizado no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP), o serviço-escola de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Descreve-se, de forma breve, a evolução desse protocolo após cinco aplicações, e apresenta-se a versão utilizada na última intervenção realizada no ano de 2018. Em 5 experiências nos anos de 2017 e 2018, estiveram envolvidos 10 estagiários e 1 supervisor e foram atendidas 37 pessoas, em sua maioria estudantes universitários - 15 homens e 22 mulheres, com idades entre 19 e 37 anos. O modelo de intervenção utilizado baseou-se no Protocolo de TCCG para Fobia Social Circunscrita de D’El Rey, Greenberg e Lacava (2007) e foram utilizadas as técnicas de psicoeducação, registro de pensamentos disfuncionais, exposições ao vivo com e sem vídeo-feedback, reestruturação cognitiva, prevenção à recaída e exercícios de respiração e relaxamento. A oferta de grupoterapia para o medo de falar em público passou a fazer parte dos serviços oferecidos pelo SAPP à comunidade e tornou-se uma das atividades regulares do estágio em psicologia clínica no núcleo de terapia cognitivo-comportamental desse serviço-escola. Foi possível concluir, através das avaliações subjetivas realizadas pelos participantes, que o protocolo utilizado alcançou seus objetivos quanto à redução do medo de falar em público dos participantes.

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