A NOÇÃO DE APOIO ACADÊMICO EM ANÁLISE: REFLEXÕES A PARTIR DA INTERFACE ENTRE PSICOLOGIA ESCOLAR E ENSINO SUPERIOR

Cristiane da Silva, Patrícia da Rosa, Moises Romanini

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo a apresentação de um trabalho inspirado na Análise Institucional, tendo como analisador a noção de apoio acadêmico que caracteriza o setor Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Esta é uma das atividades obrigatórias dentro das disciplinas de Estágio Integrado em Psicologia e, portanto, encontra-se em desenvolvimento. O NAAC caracteriza-se como um serviço de acolhimento, orientação e atendimento às demandas provenientes dos cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul. Também propicia aos estudantes do curso de Psicologia um espaço de formação no que diz respeito à prática da Psicoterapia Breve, de orientação profissional e planejamento e execução de oficinas destinadas ao público alvo. Sendo assim, a análise ora proposta, tem por objetivo problematizar a noção de apoio acadêmico, investigando tanto na literatura quanto a partir das discussões sobre as experiências de estágio em supervisão quais elementos caracterizam essa demanda, permitindo, assim, o acompanhamento do aluno em psicoterapia breve no núcleo.

Palavras-chave


Análise Institucional; Apoio acadêmico; Universitários; Psicologia Escolar

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