A TRANSFORMAÇÃO DO SER PROFESSOR/GESTOR

Larissa Tirelli de Araújo, Susana Margarita Speroni

Resumo


Este estudo tem como finalidade problematizar à docência e suas relações com as diferentes dimensões do processo de gestão, que incluem a gestão administrativa, pedagógica e financeira, tanto da sala de aula como das instituições escolares, evidenciando a relação dialética entre essas duas instâncias profissionais. No seu desenvolvimento, busco pesquisar e destacar questões pertinentes à importância dos afastamentos que podem vir a ocorrer na vida de um (a) professor (a), seja exercendo algum cargo de gestão ou realizando mestrado e/ou doutorado. Esta pesquisa conta com a contribuição de docentes que atuam na área, além de utilizar pesquisas já desenvolvidas sobre a importância da busca do conhecimento profissional. Para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Alarcão, Arroyo, Libâneo, Vasconcelos, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar os afastamentos como uma atividade que irá contemplar e dar suporte ao vivido e ao conhecimento, isto é, de compreender melhor para melhor agir.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.