PLANEJANDO ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alessandra Limberger Araújo, Susana Terezinha Mas

Resumo


A alfabetização é um processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral e é uma aprendizagem muito importante na vida escolar e para o desenvolvimento social e cultural da criança. A presente pesquisa busca conhecer como se dá o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem para a alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. Com um estudo de cunho qualitativo e também bibliográfico, traz teóricos como Vasconcellos (1995), Vieira e Vieira (2005), Soares (2004), Ferreiro e Teberoski (1999) e Grossi (2004). É, também um estudo que busca entender o significado do processo de alfabetização, através de entrevista estruturada, que será realizada com um docente que atua no 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Vale Verde - RS. Para interpretar os dados da entrevista, será utilizada o método de Análise de Conteúdo de Bardin.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.