O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DA SUA ORIGEM À IMPLANTAÇÃO DA BNCC ATRAVÉS DE REGISTROS DOCUMENTAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET

Débora Francieli da Silveira Doner, Susana Margarita Speroni

Resumo


O presente trabalho, partiu de uma análise documental na obra do autor Philippe Àries, “História social da criança e da família”, com o propósito de investigar os primeiros relatos sobre a concepção de infância e a criança, que ocorreram na Idade Média. Articulando assim as primeiras manifestações de escolarização no Brasil e as concepções históricas da criança e suas diferentes infâncias presentes nas políticas públicas que foram criadas ao longo dos anos. A curiosidade sobre esse assunto surgiu a partir da necessidade de investigar a origem desses conceitos levando em conta suas relações sociais, históricas e culturais, entrelaçadas com as políticas de assistência e educação à nossa infância brasileira. Para conseguir alcançar os objetivos desse trabalho, leituras e análises documentais foram feitas através das diferentes concepções de criança e a assistência à sua infância conforme as políticas públicas trazem em seus documentos, partindo da Constituição Federal de 1988, perpassando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e tendo como ultimo documento a Base Nacional Comum Curricular. Concluindo assim, que a interpretação da criança e suas infâncias a partir da sociedade ao longo dos anos contribuíram para a formulação de políticas públicas educacionais, permitindo compreender a criança como um sujeito de direitos e inserido na Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica de nosso país.


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