UMA BOA ALFABETIZAÇÃO COMO INÍCIO DE TUDO

Rosangela da Silva Vargas, Felipe Gustsack

Resumo


A alfabetização para as crianças nos Anos Iniciais, é a fase mais importante em suas vidas, pois é nesse momento que se tornam conhecedoras do mundo da leitura e da escrita. É o início de novos saberes, quando compreendem que letras representam sons e passam a ser conhecedoras de como acontece o processo de aprender a ler e escrever na escola. Para isso acontecer, segundo Cavalcanti, é necessário que o docente seja conhecedor de assuntos variados, para poder auxiliar as crianças nas aprendizagens, e procurar fazer com que sintam essa necessidade de uma formação maior, sem querer desistir, devido às dificuldades que possam surgir. Conforme Piccoli e Camini, é preciso um olhar mais significativo por parte do docente para os possíveis problemas, pois sabemos que nem todas as crianças aprendem das mesmas maneiras, sendo que algumas necessitam de caminhos diferenciados para a compreensão. A pesquisa que resultou nesta monografia teve como motivação principal a minha vivência nos anos iniciais, em que a educadora da época não tinha uma preocupação quanto às especificidades da aprendizagem de cada educando, pois se acreditava que todos deveriam aprender da mesma forma e ao mesmo tempo. Opondo-se a essa lógica, Grossi salienta a importância de valorizar os níveis da escrita de cada estudante, pois é nesse momento que ele avança no conhecimento da leitura e da escrita ou pode regredir de algum avanço já conquistado. Além disso, é importante ser observado pelo docente, segundo Ferreiro e Teberoski, a questão da classe social em que o educando está inserido. Muito se acredita que ao chegar à escola regular, a criança esteja no final do processo de alfabetização, o que não acontece com crianças de classe baixa, por não terem tantas oportunidades de participar de eventos com leitura e escrita. A metodologia de pesquisa que utilizei foi a qualitativa, bibliográfica e empírica, tendo como apoio na investigação inicial a fundamentação teórica geral, uma vez que o tema me fez buscar diferentes autores para auxiliar na compreensão de como acontece a aprendizagem da escrita e da leitura nos anos iniciais. Para a etapa empírica elaborei e realizei um questionário com três alfabetizadoras, para que elas auxiliassem com suas experiências profissionais no entendimento do processo da alfabetização na prática. As conclusões mostram que o educador é fundamental na aprendizagem do educando, sendo ele que deverá trazer atividades como jogos, músicas, textos diferenciados, danças, brincadeiras, entre outras estratégias para que o estudante aprenda o esperado. Outro aspecto confirmado pela pesquisa mostra a necessidade de considerar o conhecimento vindo de casa, da cultura, bem como de buscar a participação dos responsáveis do educando, fortalecendo assim, a relação escola e família, pois, se as dificuldades de aprendizagem aparecerem, ambas estarão mais próximas de uma solução para o problema. Além disso, também compreendi que nós, futuros alfabetizadores, precisamos buscar conhecimentos e nos reinventar, já que os educandos de hoje não são como os do passado. A pesquisa também mostrou que hoje as tecnologias trazem assuntos variados com grande velocidade e por isso precisamos estar sempre informados, não nos tornando ultrapassados em conhecimentos, para buscar novos saberes para nossa formação e a dos nossos estudantes.

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